Comunidade quilombola resiste à dominação “coronelista”

31/10/2007

Comunidade quilombola do Vilarejo de São Francisco do Paraguaçu pede apoio da sociedade para que  justiça seja feita. Mobilizados com o envio de cartas para Tribunal Regional Federal- 1ª Região e manifestações dos movimentos negros da Bahia, os quilombolas pedem ajuda para reaver a posse das terras que já foram reconhecidas pela Fundação Palmares como remanescente de quilombo, mas que tiveram o acesso negado através de liminar expedida pela justiça.

Leia mais

Mãos que Trabalham inicia as atividades da segunda etapa

26/10/2007

Jovens monitoras e articuladoras do Projeto Mãos que Trabalham, participaram do seminário que apresentou as propostas para a segunda etapa. Uma das novidades é a inserção da metodologia do Baú de Leitura como estímulo ao estudo.

Leia mais

Reflexão e troca de experiência durante oficina do Selo

24/10/2007

Desde o dia 22 de outubro articuladores municipais participam da Oficina de Capacitação do Selo Unicef, momento de compartilhar experiências e discutir como os municípios podem desenvolver ações conjuntas para garantir os direitos da criança e do adolescente e também alcançar os objetivos do milênio.

Leia mais

O semi-árido: o mais chuvoso do planeta*

23/10/2007

Neste artigo, o teólogo Leonardo Boff fala sobre o semi-árido e a nova leitura que se faz da região a partir do trabalho de organizações como o MOC e a ASA.

Leia mais

Edital de Convocação para a Constituição da COOPESER

23/10/2007

Convoca-se todos os interessados em criar a Cooperativa de Consultoria, Pesquisa, Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável - COOPESER para a Assembléia de sua Constituição (fundação), a realizar se em 07/11/2007, às 15:00 horas, no Auditório do Centro Educacional Filinto Bastos, Av. Senhor do Passos, n° 54, Feira de Santana, Bahia.

Download

Mulheres sertanejas inauguram sede em Feira de Santana

17/10/2007

Para integrar os grupos de mulheres da Região Sisaleira, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão foi inaugurada no dia 11 de outubro a sede da Rede de Produtoras da Bahia e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR). Localizada no bairro da Barroquinha, funcionam na sede o escritório das duas entidades, centro de formação, sendo um canal de distribuição e armazenamento dos produtos.

Leia mais

Território do Sisal agora é o novo Território da Cidadania

10/10/2007

Junto a outros 30 territórios em todo o país, o Governo Federal escolheu no estado da Bahia a Região Sisaleira e do Velho Chico para integrar o Programa Território da Cidadania. O programa que foi lançado na região no dia 09 de outubro, na cidade de Valente, vai incluir ações nas áreas de educação, como a construção de escolas rurais, saneamento, luz, atendimento de saúde e assistência técnica para agricultura e crédito.

Leia mais