Mulheres de Santa Luz inauguram nova sede para grupo de produção

30/06/2009

Foi inaugurada no dia 20 de junho, na comunidade de Miranda em Santa Luz, a nova sede do grupo de produção Mulheres de Fibra. O grupo é um empreendimento econômico solidário filiado ao Projeto Mãos que Trabalham, Movimento de Organização Comunitária (MOC), à Rede de Produtoras da Bahia e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santa Luz, que existe há cinco anos e possui 32 mulheres associadas que trabalham com artesanato de palha, sisal, beneficiamento de frutas, derivados da mandioca e quintais produtivos e agroecológicos.

Leia mais

Agricultores aprendem como cuidar da cisterna

29/06/2009

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza nos dias 30 de junho e 01 de julho, o Curso de Gerenciamento em Recursos Hídricos com agricultores da comunidade de Varginha, distrito de Jaguara. O evento faz parte das atividades do Programa Um Milhão de Cisternas da Articulação do Semiárido (ASA), e vai reunir cerca de 30 agricultores para debater temas como saúde, higiene, manuseio da cisterna e convivência com o semiárido.

Leia mais

Jovens do Ceará trocam experiências com a Região Sisaleira

17/06/2009

De 15 a 19 de junho, 29 jovens do estado do Ceará e do Rio Grande do Norte, territórios do Cariri, Itapipoca e Apoti, percorrem o Território do Sisal da Bahia, para conhecer e trocar experiências sobre organização e articulação juvenil. O intercâmbio é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e do Instituto Agropolos do Ceará, com o objetivo de apresentar aos jovens experiências exitosas de empreendimentos agrícolas, coletivos de jovens, crédito e comunicação, desenvolvidas pelos jovens nos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia, Araci e Santa Luz. 

Leia mais

Comunicadores comunitários participam de oficina em Retirolândia

12/06/2009

Acontece nos dias 12 e 13 em Retirolândia, a oficina com os comunicadores comunitários das rádios afiliadas à Abraço Sisal. O evento é uma realização do Movimento de Organização Comunitária em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e tem como objetivos discutir o planejamento estratégico das atividades desenvolvidas pelas rádios, a participação nas conferências de comunicação e o papel da comunicação entre os Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Leia mais

PETI completa doze anos

10/06/2009

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, completa 12 anos e abre um ciclo de debates a respeito da situação do trabalho infantil na Bahia.O estado é lider no ranking de meninos e meninas trabalhando e tem no PETI a expectativa de reverter este quadro.O desejo é buscar a plena execução de incentivos governamentais e de políticas públicas de combate ao trabalho infantil. 

Leia mais

Fagner participa de audiência com Governador Jacques Wagner

09/06/2009

Na manhã de hoje (09), o adolescente Fagner Moreira Lima de 13 anos participou de audiência com o governador do estado Jacques Wagner, em Salvador. Fagner juntamente com seus pais, Luciano Moreira e Maria de Fátima Moreira, a secretária de Educação do município de Nova Fátima, Florisvalda Rios,  foram recebidos no gabinete do governador.

Leia mais

Seminário debate Trabalho Infantil em Feira de Santana

08/06/2009

Será realizado no dia 09 de junho na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL),em Feira de Santana, o Seminário de Combate ao Trabalho Infantil: Enfoques em Educação e Gênero.O evento é uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho do Estado da Bahia, e tem como um dos seus objetivos estabelecer com a gestão municipal o compromisso de atuar na erradicação do trabalho infantil.

Leia mais

Adolescente de Nova Fátima participa de encontro na Itália

05/06/2009

O adolescente Fagner Moreira Lima, de Nova Fátima vai participar em julho do Encontro dos Países do G8 em Roma, na Itália. Ele tem 13 anos e participa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A proposta é que durante o encontro ele possa representar o semiárido e sensibilizar estes países a respeito das questões encontradas na região.

Leia mais