Educação Contextualizada na Bacia do Jacuípe

31/07/2009

Acontece nos dias 30 e 31 de julho, no Salão Paroquial em Pintadas, o I Fórum de Educação Contextualizada da Bacia do Jacuípe.O encontro tem o objetivo de fomentar e provocar processos de educação contextualizada nos gestores da sociedade civil organizada, partilhar experiências e projetos, analisar os desafios, avanços e perspectivas para a construção de eixos orientadores para a operacionalização da educação contextualizada a nível territorial.

Leia mais

Agricultores de Serrinha conquistam novo espaço de comercialização

29/07/2009

O último sábado (25) foi movimentado para os grupos de produção e os 35 agricultores que participaram da I Feira Agroecológica em Serrinha. O espaço pretende se tornar local de divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar, proporcionando para a população do município acesso a produtos de qualidade, cultivados a partir dos princípios agroecológicos.

Leia mais

Gestores das escolas do campo refletiram o papel dos Conselhos Escolares

27/07/2009

Durante os dias 23 e 24 de julho gestores das escolas do campo estiveram reunidos em Feira de Santana participando do III Curso de Capacitação sobre Projetos Políticos Pedagógicos e Desenvolvimento Sustentável enfocando a importância dos conselhos escolares para as escolas do campo. Estiveram presentes 52 gestores de 10 municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Leia mais

Pedreiros aprendem a construir cisterna calçadão

24/07/2009

Segue até o dia 29 de julho, no município de Riachão do Jacuípe, o curso de pedreiros para a construção de cisterna calçadão. Dividido em parte teórica e prática, é uma atividade do Programa Uma Terra e Duas Águas, da Articulação do Semiárido Baiano, que está ensinando as ferramentas que devem ser utilizadas, formas e medidas que devem ser levadas  em consideração durante todo o processo  de construção.

Leia mais

Seminário discutiu políticas públicas de comunicação

23/07/2009

Iniciando as atividades da 2ª Semana de Comunicação (SEMACOM) da UNEB, foi realizado no dia 21 de julho, no Auditório do Campus XIV em Conceição do Coité, o 7º Seminário Regional de Comunicação. Uma ação, do Comitê pela Democratização da Comunicação na Região Sisaleira, teve o apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a participação de mais de 100 representantes da sociedade civil, estudantes, educadores e comunicadores para discutir o papel das políticas públicas de comunicação no fortalecimento do desenvolvimento territorial e da cidadania.

Leia mais

Intercâmbio discute educação contextualizada

21/07/2009

Acontece de 26 a 29 de maio, nos municípios de Senhor do Bonfim, Uáuá e Juazeiro,o Intercâmbio Interestadual de Ações de Educação Contextualizada do Campo. O encontro é uma realização do Movimento de Organização Comunitária em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA),para discutir e trocar experiências sobre políticas públicas e projetos pedagógicos de educação contextualizada do campo.

Leia mais

Região Sisaleira realiza Seminário de Comunicação

17/07/2009

No dia 21 de julho, será realizado no Auditório do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité o 7º Seminário Regional de Comunicação- Políticas Públicas de Comunicação: Desenvolvimento Territorial e Cidadania. Uma iniciativa do Comitê pela Democratização da Comunicação da região Sisaleira, o evento vai reunir representantes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), do Governo Estadual, do Movimento de Organização Comunitária (MOC), educadores, estudantes de comunicação e integrantes do movimento social,para abordar a relação entre comunicação e desenvolvimento e as perspectivas abertas pela Conferência Nacional de Comunicação.

Leia mais

Fagner retorna ao Brasil após Encontro do J-8 em Roma

16/07/2009

O adolescente Fagner Moreira Lima, de 14 anos, retornou ao país no último dia 14. Ele estava entre os quatro representantes brasileiros que participaram do J-8 Summit. O evento aconteceu em Roma, na Itália e reuniu cerca de  54 jovens de 13 países. O adolescente é recebido com festa por família e amigos de Nova Fátima. 

Leia mais