Oficina trabalha a gestão da água de cisternas das escolas do campo
21/09/2010Nos dias 20 e 21 de setembro as Unidades Gestoras Microrregionais da Articulação do Semi-árido da Baiano (ASA Bahia) participam da Oficina com Multiplicadores em Gestão de Cisternas no Centro Diocesano, no Bairro do Papagaio em Feira de Santana. A atividade faz parte do Projeto Cisternas nas escolas, que irá construir 290 reservatórios de água nas escolas do campo do semiárido baiano.
Leia maisComunidade de Biritinga reconhecida como remanescente de Quilombo
17/09/2010O povoado de Vila Nova expressa aspectos da sua cultura Quilombola materializados através do artesanato, chapéus e esteiras feitos de palhas de uma palmeira nativa da região chamada Ariri de maneira anacrônica.
Leia maisClóvis Lima: um nome que deixará saudades
14/09/2010Clóvis Ramos Lima, advogado nascido em 26 de junho de 1944 em Salvador, teve uma vida marcada por uma trajetória de lutas e dedicação ao próximo. Em 1965 ingressou no Banco do Brasil, sendo chefe do Núcleo Jurídico entre 1992 e 1994, ano em que se aposentou. Pai de três filhos, frutos de dois casamentos, Clóvis Lima era atualmente professor do Curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana, Presidente do CEAPE e Diretor Técnico do MOC, onde também exerceu a função de presidente.
Leia maisJovens participam de Intercâmbio na região do sisal baiano
10/09/2010A sexta etapa do III Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, já começou. Até o dia 15 de setembro, 11 jovens rurais de diferentes regiões do Brasil vão conhecer o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e um pouco das experiências de juventude do semiárido baiano.
Leia maisConquista da cisterna desperta mulheres e comunidades para acesso à políticas públicas
08/09/2010Considerando a estrutura hierárquica da sociedade patriarcal, as mulheres continuam em situação de desvantagem em relação ao homem, inclusive na divisão sexual do trabalho, mas de acordo com a pesquisa que está sendo desenvolvida com o objetivo de avaliar o impacto das cisternas na vida das mulheres, já é possível perceber conquistas em diversas áreas, como a organização comunitária e busca por políticas públicas.
Leia maisMOC vai construir 45 cisternas em escolas do campo
02/09/2010Buscando assegurar alguns dos direitos da criança e do adolescente, como o direito à alimentação saudável e o acesso à água de qualidade também nas escolas, a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), através do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e com o apoio da Cooperação Espanhola, vai construir 45 cisternas de consumo humano em municípios dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão.
Leia mais