MOC participou de reunião ampliada da RESAB

MOC participou de reunião ampliada da RESAB

30/11/2018

Aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, em Feira de Santana, na Pousada Central, uma reunião ampliada da Executiva Nacional da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), que trabalha articulando a Educação para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, sendo constituída por organizações que trabalham com essa Educação diferenciada para o Semiárido. O Movimento de Organização Comunitária (MOC) faz parte dessa rede e na reunião o MOC foi representado através da técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada, Ana Paula. O evento contou com a participação dos Estados da Bahia, Piauí, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, e com a participação de entidades do Semiárido Brasileiro, dando inicio com apresentação e debate sobre Educação Contextualizada: realizações e perspectivas para a RESAB e seguiu com mesas temáticas sobre importância do fortalecimento e atuação em rede das organizações que atuam no Semiárido, principalmente com a Educação do Campo Contextualizada.

Leia mais
MOC participou da X Conferência Municipal em Feira de Santana

MOC participou da X Conferência Municipal em Feira de Santana

30/11/2018

O Movimento de Organização Comunicação Comunitária (MOC), esteve presente na X Conferência Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Feira de Santana, entre os dias 28 e 29 de novembro, através da técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE) Daiane Santos, contou ainda com a participação do Conselho Estadual de Direitos da Criança e de adolescente (CECA), pela presidenta Vera Carneiro, que representa o MOC neste Conselho. O evento aconteceu na...

Leia mais
MOC realiza atividade em Escola Feminista em Araci

MOC realiza atividade em Escola Feminista em Araci

26/11/2018

O Programa de Gênero (PGEN) do Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizou no dia 22 de novembro, uma atividade dentro do IV Módulo da Escola Feminista Regional do Sisal, que funciona na comunidade de Rufino, no município de Araci, através do Movimento de Mulheres Rurais Regional do Sisal (MMTR), a proposta seguiu a respeito de Violência contra as mulheres, conduzida pela técnica Ádila da Mata que na oportunidade também apresentou a Campanha anual do MOC junto com entidades parceiras #PelaVida: Não a Violência contra Meninas e mulheres, que adere a Campanha mundial dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Leia mais
MOC promove estudo e aprofundamento da metodologia de leitura lúdica com educadoras/es

MOC promove estudo e aprofundamento da metodologia de leitura lúdica com educadoras/es

23/11/2018

Buscando aprofundar a prática pedagógica e de leitura prazerosa, contextualizada e lúdica com educadoras/es, o Movimento de Organização Comunitária (MOC), através do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), realizou nos dias 22 e 23 de novembro, um estudo e aprofundamento com educadoras/es do semiárido baiano. O estudo, que aconteceu no auditório do Hotel Seabra, em Feira de Santana, acolheu professores, coordenadores e diretores de dez municípios. O objetivo desse estudo é de aprofundar a prática pedagógica e de leitura prazerosa e contextualizada com educadoras/es que desenvolvem o Baú de Leitura, bem como a concepção de leitura dentro da proposta de literatura infanto-juvenil. Também foi avaliado como andam as práticas do Baú nos municípios, seus resultados e desafios.

Leia mais
ABERTURA DA CAMPANHA DOS 16 DIAS DE ATIVISMO ACONTECEU NA ALBA

ABERTURA DA CAMPANHA DOS 16 DIAS DE ATIVISMO ACONTECEU NA ALBA

22/11/2018

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participou da abertura da Campanha dos 16 Dias de Atavismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, que aconteceu na tarde da última quarta-feira (21) de novembro. A iniciativa foi da Comissão dos Direitos da Mulher e da Bancada Feminina, visando mobilizar a sociedade civil e poder público no enfrentamento e combate à violência de gênero.

Leia mais