MOC realizou I Encontro com as Coordenações Municipais da Educação do Campo Contextualizada

MOC realizou I Encontro com as Coordenações Municipais da Educação do Campo Contextualizada

29/03/2019

“Planejar é decidir de antemão, qual é e como será sua vitória”, Rhandy di Stefano. Dessa forma, que o Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Secretarias municipais de Educação, Movimentos socais e Sindicais do Campo realizou nos dias 28 e 29 de março, em Feira de Santana, o I Encontro com as Coordenações Municipais da Educação do Campo Contextualizada (CAT/BAÚ DE LEITURA) e Sociedade Civil, com objetivo de avaliar e aprofundar conhecimentos sobre a Educação do Campo e a metodologia do Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) a partir do estudo sobre temáticas da Ficha Pedagógica, a construção da Ficha Pedagógica e estudos e construção do Planejamento para o ano de 2019.

Leia mais
Encontro de Sensibilização do Baú de Leitura despertou encantos e criatividades em professores/as

Encontro de Sensibilização do Baú de Leitura despertou encantos e criatividades em professores/as

29/03/2019

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é Brincar”, Rubem Alves. Foi com essa leveza que professores e professoras se envolveram, se despertaram e se encantaram no Encontro de Sensibilização do projeto Baú de Leitura, realizado nos dias 28 e 29 de março, em Feira de Santana, pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Secretarias municipais de Educação, Movimentos socais e Sindicais do Campo, com o proposito de sensibilizar educadores e educadoras de escolas para a leitura lúdica, prazerosa e contextualizada, visando desenvolver e melhorar a aprendizagem significativa das crinças e adolescentes e construindo o gosto duradouro pela leitura.

Leia mais
Intercâmbio Pedagógico do Programa Cisternas nas Escolas aconteceu em Feira de Santana

Intercâmbio Pedagógico do Programa Cisternas nas Escolas aconteceu em Feira de Santana

27/03/2019

“Não vou sair do campo, pra poder ir pra escola, educação do campo, é direito e não esmola”. Embalados por essa canção, na qual afirma a educação do campo como direito, aconteceu nos dias 26 e 27 de março, no município de Feira de Santana/BA, um Intercâmbio Pedagógico do Programa Cisternas nas Escolas, com o objetivo de Intercambiar saberes e experiências de municípios e regiões durante o percurso das Cisternas nas Escolas, bem como planejar ações possíveis de continuidade.

Leia mais
MOC assinou Convênio ECOFORTE com a Fundação Banco do Brasil

MOC assinou Convênio ECOFORTE com a Fundação Banco do Brasil

26/03/2019

Um ato exitoso e importante de celebração aconteceu na manhã desta terça-feira (26) de março, na sede do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Feira de Santana/BA, com a assinatura do Convênio ECOFORTE, entre o MOC e a Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia mais
MOC realizou Planejamento e Avaliação Institucional 2019

MOC realizou Planejamento e Avaliação Institucional 2019

22/03/2019

“Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminha”, Thiago Mello. Foi com o espírito de ressgnificar sua caminhada que o Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizou na quinta-feira (21) de março, no município de Feira de Santana/BA, seu Planejamento e Avaliação Institucional do ano de 2019, referente às ações de suas áreas programáticas dividias em: Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia (PAPAA), Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), Programa de Gênero (PGEN) e Programa de Comunicação (PCOM).

Leia mais
Intercâmbio Intermunicipal  marcou a Culminância do Projeto Cirandando pelos Direitos

Intercâmbio Intermunicipal marcou a Culminância do Projeto Cirandando pelos Direitos

18/03/2019

“Cir'Andar foi o verbo conjugado por diferentes sujeitos de direitos, de diferentes idades, mas com um único desejo: construir um lugar melhor com a participação de todas as pessoas”. Esse foi o legado de cinco anos do projeto Cirandando pelos Direitos desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com instituição alemã Kinder Not Hilfe (KNH), que realizou nesta segunda-feira (18) de março, no município de Retirolândia, um Intercâmbio Intermunicipal dos Aprendizados e Perspectiva da Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes nos municípios (Retirolândia e Santaluz), como ação para findar a culminância do projeto, que encerra um ciclo, que não quer dizer um fim de uma história, mas o começo de muitas construções, a partir dos saberes, fazeres e conquistas colhidos nessa caminhada, a exemplo desse dia que reuniu crianças, adolescentes, jovens multiplicadoras, pais/mães e lideranças comunitárias para compartilharem suas experiências e aprendizados.

Leia mais