Comunicar é preciso

09/01/2008

Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais são entidades que surgiram através da história do movimento sindical brasileiro, a partir da década de 50 com o objetivo de apoiar os trabalhadores rurais na luta pela reforma agrária. Hoje essas entidades têm outros focos de ação, como o incentivo ao crédito rural e a melhoria da propriedade e produção do agricultor familiar. Para a garantia dessas ações, o agricultor se associa ao sindicato e ajuda com uma mensalidade. No entanto as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo são muitas e nem sempre dá para realizar o pagamento na data prevista.

Pensando em como ajudar estes agricultores a quitarem as mensalidades acumuladas em longos períodos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araci criou em outubro de 2007, o Plano de Expansão Sindical (PSIN), que tem como objetivo identificar o número de inadimplentes e renegociar a dívida em 80%, além de incentivar os associados a buscarem projetos para a melhoria da produção e convocar aqueles que estão afastados para um recadastramento gratuito, sendo sorteados bônus e prêmios para aqueles que estiverem com pagamento em dia.

É aí que a comunicação entra exercendo um papel fundamental para o sucesso do plano. Segundo Renildo Carvalho, articulador de comunicação da instituição, não adianta ter um bom plano e não pensar em divulgação em um mundo tão globalizado. Levar as novas idéias ao conhecimento do público-alvo da instituição – os agricultores – foi a missão que ele e Edineide Pereira, integrante da diretoria do sindicato se propuseram realizar.

Aprendizados - Com a experiência de quem passou por um projeto de comunicação juvenil, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e os movimentos sociais da Região Sisaleira, e tendo participado da fundação da Agencia Mancadaru de Comunicação e Cultura, ele pôde aplicar seu aprendizado para produzir uma comunicação que atendesse as necessidades de divulgar as atividades do sindicato e o PSIN.

Hoje, a entidade conta com dois programas de rádio, o DLIS, veiculado pela Rádio Cultura de Araci, nas quintas-feiras, ao meio-dia, que divulga não somente ações do sindicato, mas de entidades como APAEB, SICOOB e o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais. Outro programa é o Encontro Marcado, que pode ser conferido na Rádio Sisal, de Conceição do Coité, aos sábados, das 17 às 18 horas.

Uma ferramenta que melhorou consideravelmente a comunicação institucional foi o uso do jornal mural, que informa desde avisos da diretoria até notícias que estão na mídia e interessam ao agricultor. “Nossa preocupação é a linguagem utilizada, o objetivo é fazer com que o agricultor que estudou até a quarta série entenda tão bem quanto aquele que tiver o nível superior”, afirma Renildo.

Os resultados tem sido positivos, aproximadamente 2 mil pessoas já procuraram a entidade para se recadastrar e quitar mensalidades. O sindicato possui hoje um total de 7 mil pessoas beneficiadas com projetos, Previdência Social e seminários.

Para 2008 a meta é fortalecer os instrumentos de comunicação já existentes, e ampliar a discussão sobre a importância da comunicação dentro da entidade. A criação de um informativo bimestral é uma das novidades. Outras instituições estão se interessando pela experiência e está enxergando na comunicação um fator decisivo de expansão para qualquer empreendimento.


DOWNLOAD DO ANEXO