Membros do UNICEF conhecem experiências de comunicação do Território do Sisal

07/05/2014

No último dia 30 de abril, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) visitaram o município de Retirolândia para conhecer algumas experiências de comunicação do Território do Sisal. No grupo estavam Helena Oiveira, representante do UNICEF Brasil, escritório da Bahia e Sergipe; Edith Asibey, chefe de comunicação do UNICEF Brasil e Jim Rosenberg coordenador de mídias digitais nos EUA.

Os visitantes conheceram o trabalho de comunicação comunitária desenvolvido pela Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC), das rádios comunitárias da região e também do Projeto Comunicação pelos Direitos desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio da Petrobras.

O Projeto Comunicação pelos Direitos trabalha para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes em dez municípios do semiárido baiano, através de ações de educomunicação junto a educadores/as, comunicadores/as comunitários, crianças, adolescentes e comunidades. Fazem parte do projeto também dez jovens comunicadores comunitários, que desenvolvem as ações nos municípios. Esses jovens passam por diversas formações nas áreas de educação, comunicação entre outras temáticas. Recentemente esse grupo, tem desenvolvido atividades na área de mídias sociais, utilização da internet e ferramentas de comunicação digital.

Os representantes do UNICEF vieram conhecer de perto esse trabalho dos jovens comunicadores e também das rádios comunitárias do território como a Rádio Comunitária Santa Luz FM e Rádio Comunitária Nordestina FM. Edisvânio Nascimento diretor da Rádio Santa Luz FM falou sobre a luta pelo direito à comunicação no território, as dificuldades enfrentadas pelas rádios comunitárias e também a importância desses veículos de comunicação para fazer valer o direito à comunicação das pessoas e comunidades que muitas vezes têm pouco acesso a outros meios de comunicação.

Questionado sobre a influência da Internet no trabalho das rádios comunitárias, Edisvânio afirma que a internet é um meio de comunicação que veio para contribuir para o desenvolvimento do trabalho. “Para mim a internet não é uma ameaça para o rádio. Pelo contrário, ela é uma ferramenta que vem para somar conhecimentos e melhorar o trabalho. O trabalho do rádio utiliza muito a internet para ter acesso as outras notícias e outras fontes. Além de tudo ela permite, através de aplicativos expandir a audiência, pois o raio de alcance das rádios comunitárias só chega a 03 quilômetros. Com um aplicativo que funciona via celular já é possível ouvir a Rádio Comunitária Santa Luz FM em qualquer parte do mundo.”, completa.

Ainda segundo Edisvânio, a utilização de mídias digitais como blog, twitter e facebook também ajuda a compartilhar as informações da rádio e assim o trabalho de comunicação se fortalece. Os jovens comunicadores/as do Projeto Comunicação pelos Direitos também relataram sobre as experiências de comunicação, principalmente sobre o uso das tecnologias digitais.

Todos os jovens são de comunidades rurais e a maioria deles veio ter maior contato com computador e internet através da experiência do projeto. Alex Junqueira jovem comunicador da comunidade da Ribeira em Araci participa do Projeto CPD desde o início e relata um pouco desse aprendizado “O primeiro notebook da comunidade foi o notebook usado pelo projeto. No início foi uma sensação, todo mundo queria ver e saber como funcionava. A experiência de jovem comunicador me trouxe muito aprendizado e também muita curiosidade. Hoje eu acabo sendo referência na minha comunidade, pois domino conhecimentos de informática e de internet. Eu aprendi muitas coisas e repasso esse conhecimento para as pessoas da comunidade.

A partir da experiência e dos conhecimentos adquiridos Alex está montando um curso de informática comunitário e seus alunos são outros jovens e crianças da sua comunidade. O objetivo dele é montar uma escolinha de informática e expandir seus conhecimentos nas áreas de fotografia, vídeo, edição e design gráfico e fazer desse trabalho uma possível fonte de renda.

As experiências de comunicação do Território do Sisal visitadas pelo grupo do UNICEF mostram como a Comunicação é um instrumento de promoção da cidadania e como pode tornar-se uma alternativa para transformar e melhorar a vida de jovens, crianças e adolescentes do semiárido. Através da comunicação muitas realidades estão sendo transformadas e muitos direitos sendo conquistados.


DOWNLOAD DO ANEXO