Natal solidário com produtos da agricultura familiar

20/12/2007

O ano de 2007 foi especial para as mulheres produtoras que fazem parte dos empreendimentos solidários que comercializam os produtos da agricultura familiar na Região Sisaleira, Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe. Elas tiveram a oportunidade de mostrar as riquezas existentes no semi-árido em Feira de Santana e região. Devido à boa aceitação, está sendo realizada nos dias 20, 21 e 22 de dezembro a II Feira das Mulheres Produtoras.

 

Montada na Praça Bernadino Bahia, em Feira de Santana, a feira além de comercializar produtos da agricultura familiar também é um espaço para discutir temas que estimulam a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Nos dias 20 e 21 acontece no Mercado de Arte Popular seminários que debatem as questões do Crédito para as Mulheres e Cooperativismo, com a participação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

 

Miranda de Azevedo, produtora do grupo Mulheres em Movimento, trabalha na área de alimentação e afirma gostar de participar do espaço das feiras para expor os produtos. “O mais importante em estar aqui nessa feira não é apenas vender, mas poder mostrar os nossos produtos da agricultura familiar. Espero que as vendas sejam boas, mas só por ver essas pessoas que passam aqui na praça se interessando por olhar os nossos biscoitos e doces já é gratificante”, conta.

 

De acordo com integrantes da Rede de Produtoras da Bahia, o destaque da II Feira das Mulheres Produtoras será o desfile Trançado de Idéias: Diamante de Fibras, que será realizado no dia 21, onde o artesanato produzido será apresentado no local da feira pelas próprias produtoras às 17h.

 

Ainda no dia 21, às 15 horas, será realizada a troca solidária, uma prática revivida pelas produtoras durante a primeira feira realizada no mês de maio. A troca solidária consiste na permuta de produtos sem precisar da moeda real. Pode ser da forma direta com a troca de um produto por outro ou utilizando a moeda social que é uma nota simbólica.

 

Para Dinalva dos Santos, produtora do município de Quixabeira que está participando da feira pela primeira vez, esse está sendo um espaço para troca de experiências, pois está aprendendo com as outras mulheres como produzir e comercializar os produtos. “As colegas que produzem comigo me incentivaram a vir, eu não sabia como era e quis participar para expor os meus produtos e conhecer as mercadorias de outras companheiras”, afirma.

 

Fortalecendo a agricultura familiar - Cerca de 65 empreendimentos solidários, formados exclusivamente por mulheres que integram a Rede de Produtoras da Bahia, Disop, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Pólo de Feira de Santana e Arco Sertão expõem seus produtos nas áreas de alimentação e artesanato.

 

Enquanto os grupos da área alimentar valorizam os produtos da agricultura familiar e a riqueza da culinária regional, a cultura local e o respeito à natureza são os diferenciais do artesanato. Estão sendo comercializados nos três dias da feira biscoitos, cocadas, compotas, beiju, artesanatos em palha, sisal, tecido, além de confecções, brinquedos e utilidades para o lar.


DOWNLOAD DO ANEXO