Dia do Trabalhador: uma exposição de conquistas e desafios

30/04/2008

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, o 1º de maio será marcado pela ida de trabalhadores rurais dos Territórios da Bacia do Jacuípe e Sisal às ruas do município de Riachão do Jacuípe para reivindicar melhores condições para a classe trabalhadora. O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município e pretende reunir aproximadamente 12 mil pessoas.

 

Durante a manifestação, os trabalhadores participam de uma passeata com paradas no centro da cidade para discutir temáticas, como acesso ao crédito, políticas públicas e previdência social. Edivaldo Andrade, presidente do Sindicato de Conceição do Coité, município que também vai participar da manifestação, conta que nesse dia do trabalho ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, mas ao longo do tempo grandes avanços já podem ser vistos.

 

“O que nós esperamos é que nos próximos anos tenhamos uma visão diferente do campo e do trabalhador rural, pois somos nós que ajudamos a melhorar as condições de vida no nosso território”, explica.

 

O agricultor familiar Manoel Raimundo, afirma que a participação ativa nas ações políticas do sindicato causa melhorias significativas em sua vida. “O sindicato ajuda muito os agricultores, pois gera benefícios que são importantes para as comunidades, como a construção de cisternas, acesso a documentação, aposentadoria, saúde e o acompanhamento da propriedade com apoio de técnicos agrícolas”, conta Manoel.

 

“Hoje, não enxergamos o trabalhador rural como alguém jogado lá no campo, pois ele é o promotor de ações que ajuda sua comunidade a se desenvolver e gerar oportunidades para outras pessoas. Por isso, apostamos na força e na coragem dos agricultores e agricultoras de nosso município e do território, afirma Edivaldo”.

 

De acordo com Esteliano Simões, agricultor familiar da comunidade de Bandiaçú, em Coité, as dificuldades das zonas rurais foram amenizadas com a atuação do STR na região e declara que o 1º de maio é uma oportunidade para o trabalhador apresentar suas necessidades. “Enfrentei e ainda enfrento muitas dificuldades para sobreviver da minha propriedade, mas ainda continua sendo minha única fonte de renda. Hoje, essas dificuldades se reduziram porque minha família conta com o acompanhamento do sindicato, e ele nos faz enxergar os nossos direitos e deveres”, conta Esteliano.

 

A passeata será iniciada na sede do STR às 9h com apresentação de atrações culturais da região.

Colaboração: Agência Mandacaru


DOWNLOAD DO ANEXO