Baú de Leitura é referência para a qualidade do ensino público

28/05/2008

Quando o Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) implementaram o projeto Baú de Leitura, em 1999, sabiam que tinham o desafio de despertar nas crianças, educadores e até mesmo nas famílias dos alunos, o interesse pela leitura. Hoje, nove anos depois, esta iniciativa tem se mostrado uma das mais bem sucedidas experiências de qualificação do ensino das escolas do campo.

Nos dias 27 e 28 de maio, um grupo formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), UNICEF e Secretaria Estadual de Educação, estiveram nos municípios de Valente e Riachão do Jacuípe para conhecer de perto a metodologia que tem encantado comunidades rurais e ajudado a melhorar os índices de leitura entre os alunos.

De acordo com a coordenadora nacional de educação do campo do MEC, Sara Lima, estão sendo visitadas experiências que estão rendendo bons resultados em algumas regiões do país. As visitas fazem parte da proposta de um projeto de políticas para as escolas do campo. Na área de incentivo à leitura, a experiência escolhida foi o Baú de Leitura.

“O Baú de Leitura surgiu como o primeiro projeto que tem sido uma referência nacional para a melhoria da escola do campo. A idéia é que esta experiência possa ser incorporada nas políticas do MEC”, afirmou Sara Lima. A coordenadora disse ainda, que o MEC possui várias iniciativas de bibliotecas nas escolas. Porém, a metodologia utilizada pelo Baú é acompanhada por um processo de formação e também de articulação comunitária. “O Baú não traz apenas o acervo, mas também, a mobilização da sociedade, o estímulo, ele envolve a escola e a comunidade. Este é o diferencial do Baú de Leitura”. 

Sara Lima relembrou que quando estudante foi aluna de classe onde alunos com idades diferentes estudavam juntos. Ela cita a importância do trabalho desenvolvido pelo MOC que defende uma escola de qualidade para os povos do campo. “Este projeto reforça a crença de que é possível construir uma política de educação para o campo e fazer uma escola de qualidade no campo”.

A oficial de projetos do UNICEF na área de educação, Maria de Salete Silva, participou da visita à escola da comunidade de Encruzilhada, no município de Valente. Maria Salete teve a oportunidade de ver como o Baú de Leitura funciona na prática e ficou encantada com a história da educadora Urânia Rodrigues, que participou do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), foi aluna do Baú e hoje é responsável por despertar o prazer pela leitura nas crianças.

Maria Salete e Sara Lima afirmaram que após estas visitas, existe a idéia de criar um grupo de trabalho com representantes do MOC, MEC, UNICEF e Secretaria Estadual de Educação, para avaliar como esta experiência pode tornar-se política pública no Brasil.

Baú em novos espaços – Para o coordenador estadual de educação do campo, Humberto Torres, o Baú de Leitura tem se mostrado uma experiência viável economicamente e bastante eficiente. Em visita ao Território do Sisal, Humberto revelou o desejo da Secretaria Estadual de Educação de inserir o projeto na Escola Ativa, presente em 160 cidades.


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