Jovens articulam movimento de mulheres em Quixabeira

11/06/2008

No dia 14 de junho, as cantigas de roda das mulheres quixabeirenses abrem o evento de constituição do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira (MMTQ). Cerca de 200 mulheres se reúnem na Praça Manoel Sebastião Rodrigues para apresentação da proposta do movimento e eleição da coordenação executiva do MMTQ. 

De acordo com a jovem liderança feminina em Quixabeira, Edsônia Moreira, a idéia de criar o movimento surgiu com as articulações do Projeto Formação de Jovens Lideranças Femininas, promovido pelo MOC em parceria com o Instituto de Cooperação Belga para o Desenvolvimento Social (Disop - Brasil) para acompanhar os grupos de mulheres produtoras do município.  

A constituição do MMTR foi motivada pela necessidade das mulheres se organizarem para atender as demandas do gênero. Com a representatividade legal, as trabalhadoras terão mais participação em espaços de discussão, garantem o intercâmbio com o poder público e podem elaborar projetos próprios para captar recursos que sustentem os trabalhos da entidade.  

Entre as necessidades apresentadas pelas mulheres trabalhadoras de Quixabeira, a demanda mais destacada por elas é a dificuldade em ter acesso a linhas de crédito. “Quando a trabalhadora pega um empréstimo, ela se responsabiliza em pagar aquela quantia a partir do mês seguinte. Então, a primeira reivindicação do movimento de mulheres é o aumento da carência para devolução do crédito, pois esse curto período para o pagamento dificulta o desenvolvimento do trabalho das produtoras porque não se faz um investimento em um mês para ter lucro no outro”, fala Edsônia.  

Atualmente, 40 mulheres participam dos grupos de produção em Quixabeira e produzem apenas alimentos. Segundo Edsônia, com a institucionalização serão promovidas oficinas de artes, como pintura e bordado, para introduzir o artesanato no leque de produtos da agricultura familiar e triplicar o número de produtoras no município. 

Além de pensar como e o que produzir, é preciso garantir os espaços de comercialização para escoamento dos produtos e aumento da geração de renda para as famílias que passarão a ter melhores condições de vida”, explica a jovem liderança. Durante a constituição serão realizadas apresentações culturais e exposição de produtos da agricultura familiar feitos pelas mulheres da região, a partir das 14 horas.   


DOWNLOAD DO ANEXO