Caminhada marca o 8 de março em Feira de Santana

09/03/2005

A I Semana da Mulher em Feira de Santana iniciou na manhã de terça-feira com a Caminhada do 8 de Março. O evento movimentou aproximadamente 1500 mulheres de 20 municípios das regiões de Feira e Sisal. Geração de renda, cidadania e saúde foram os temas das reivindicações das mulheres que se manifestaram em frente ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a agência da ASCOOB (Associação das Cooperativas de Crédito Rural) e a Prefeitura de Feira, onde entregaram um manifesto.

O documento traz reinvindicações que já foram incorporadas pelas próprias mulheres no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, construído no ano passado. Os princípios básicos do plano, segundo o manifesto, são a igualdade e o respeito à diversidade, à equidade e utonomia das mulheres e a universalidade das políticas. Assinaram o manifesto o MMTR Feira e Sisal, Rede de Produtoras da Bahia, Mulieribus/UEFS, FETRAF-Bahia e Pólo Sindical Feira. Os eventos em comemoração à I Semana da Mulher continuam até dia 11 de março na Universidade Estadual de Feira de Santana.

O 8 de março na Região Sisaleira
Sendo feriado municipal ou não, as comemorações contaram com seminários, sessões especiais da Câmara e festejos animados

O Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) de Araci comemorou três anos de oficialização no Dia Internacional da Mulher. Foi o primeiro movimento a se constituir como entidade na Região Sisaleira e no domingo, dia 6 de março, realizou uma assembléia onde definiu as doze representantes que comandarão a organização nos próximos três anos.

No município de Santa Bárbara, na comunidade de Sucupira, a 8km da sede, o MMTR local comemorou o Dia da Mulher mostrando as lutas e conquistas das mulheres organizadas. Já em Teofilândia, a comemoração do 8 de março foi festiva com capoeira, literatura de cordel, quebra-pote, samba, encontro de sanfoneiros, música e muita ciranda. Maria do Carmo, integrante do MMTR, disse que "a cultura popular tem que ser revalorizada. Valeu a pena o sacrifício para organizar o evento, porque a participação das mulheres foi animadora", comentou a coordenadora.

Na segunda-feira, dia 7 de março, as mulheres trabalhadoras rurais e urbanas de Santa Luz participaram de uma sessão especial na Câmara de Vereadores, onde apresentaram uma emenda à Lei Orgânica do município propondo a criação do feriado municipal no 8 de março. A Câmara de Santa Luz tem sete vereadores e duas vereadoras. Apesar da importância da data para as mulhers, uma das parlamentares não compareceu a solenidade. Para a jovem Andréia Santos do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais a idéia do feriado é para que a luta das mulheres seja valorizada. "O Dia da Mulher não é só no 8 de março, mas esta data tem de ser especial, para que possamos sentir-nos valorizadas", enfatizou Santos. As mulheres luzenses encerraram o dia com um seminário para discutir saúde, água e crédito para as mulheres.

Em Valente, as mulheres organizaram um seminário sobre recursos hídricos e crédito para as mulheres. O Evento foi na Casa da Cultura e reuniu mulheres de todo o município. O oito de março é feriado municipal em Valente.

Todos os anos em Retirolândia também é feriado municipal no Dia Internacional da Mulher. Comemorado em grande estilo, o evento reuniu mulheres das comunidades rurais na sede do município durante a terça-feira, dia 8 de março. Já em Tucano, a festa é dia 21 de março com a comemoração do aniversário do município. Durante o evento, o Coletivo de Mulheres do Sindicato de trabalhadores Rurais (STR) montará um estande com produtos da agricultura familiar.