Movimentos Sociais do Sisal mobilizam debates para Eleições 2008

27/08/2008

As Eleições Municipais 2008 acontecem no dia 05 de outubro, e para tornar o público eleitor mais bem informando a respeito da plataforma política dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, os movimentos sociais e entidades estão se organizando em torno de uma seqüência de debates que se iniciam no mês de setembro.

Entre os participantes do movimento social, estão os Coletivos de Jovens, as Rádios Comunitárias e a Igreja Católica, abrindo espaço para qualificar o debate sobre o que cada candidato pretende realizar se for eleito.

A Valente FM, rádio comunitária do município de Valente realizará dois debates. O primeiro, no dia 02 de setembro, tem o objetivo de apresentar as propostas dos dois candidatos a prefeito de forma que ambos tenham espaços iguais para falar de seus projetos sem privilegiar nenhuma das partes, segundo Cléber Silva, comunicador da Valente FM. “Nosso desejo é contribuir para um processo eleitoral mais transparente e democrático, e para isso criamos regras para estabelecer um debate que não favoreça nenhuma das partes, uma delas é ouvir a todos com independência, porque imparcialidade é algo que sabemos não existir”, afirma Cléber Silva.

A idéia inicial era formar um Conselho Consultivo e Deliberativo de Debates, onde houvesse a participação de todos os lados envolvidos no processo, no entanto não houve um consenso entre as coligações para a formação deste, o que se estabeleceu é que a mediação do debate seria realizada pela emissora. Será realizada uma triagem das perguntas elaboradas pela população, que podem entrar em contato com a rádio através de carta, telefone, e-mail e torpedos via celular dois dias antes do debate.

Para discutir as propostas dos candidatos a vereadores serão realizadas diariamente duas entrevistas com duração de 10 minutos para cada candidato. No dia 30 de setembro acontecerá o segundo debate com candidatos a prefeitura.

Juventude em debate – No município de Tucano, os jovens estão inseridos de forma ativa no processo eleitoral. O Coletivo Ação Juvenil de Tucano, em parceria com a Rádio Cruzeiro FM, articularam o I Debate Público Eleitoral no município com candidatos a prefeito, que estará acontecendo dia 05 de setembro, no auditório da Escola Municipal Zélia de Brito.

De acordo com Dailson Andrade, coordenador executivo do Coletivo, a expectativa pelo debate é grande. “Inexiste na história de Tucano um espaço que tenha reunido candidatos para debater propostas, o clima é de euforia”. De acordo com o jovem, isso tem contribuído para construção de uma imagem positiva acerca do jovem. “As pessoas quando ficam sabendo que o coletivo esta envolvido na organização se surpreendem com o interesse do jovem pela política”. A juventude também terá um candidato concorrendo a uma vaga na Câmara dos Vereadores, o jovem David Andrade.

Foi definido o número de 100 pessoas para participarem do debate, estas poderão fazer perguntas no ato da inscrição. Durante os quatro blocos, os três candidatos poderão apresentar-se, discutir questões temáticas de relevância social, responder as questões da população, e no último bloco podem dirigir perguntas ao adversário com direito a réplica.

Durante o debate será apresentada a Carta da Juventude Tucanense com propostas de políticas públicas voltadas para o jovem do município. Em Euclides da Cunha, o debate acontece no dia 11 de setembro, nos mesmos moldes.

Já em Conceição do Coité, o debate será realizado no dia 04 de setembro, no Centro Cultural e está sendo organizado pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité, em parceria com a Rádio Juá FM e estudantes da Universidade Estadual da Bahia, Campus XIV. Para o comunicador da rádio, José Ronaldo Ferreira, as pessoas tem demonstrado bastante interesse em conhecer o que cada candidato tem como proposta. “O povo quer ouvir o que candidatos têm a dizer, nos anos anteriores a igreja apresentava apenas o seu candidato, esse ano ela tem uma proposta de ser mais imparcial reunindo todos”, afirma. Cada candidato terá o direito de credenciar 70 participantes. 

A Rádio Juá FM não está no ar, mas pretende gravar o programa, a proposta é que a Valente FM faça a transmissão. Outros municípios como Retirolândia, realiza o debate no dia 08 de setembro.

Cartilha Eleições Municipais 2008 – Para contribuir com os debates, o Movimento de Organização Comunitária lançou a Cartilha Eleições Municipais 2008, fruto de debates realizados durante seminário que aconteceu no mês de maio, o documento reúne idéias e sugestões para ajudar na reflexão do momento eleitoral. A cartilha apresenta passos importantes a serem tomados antes de votar, como conhecer os candidatos e suas propostas, realização de debates e comparação de idéias.

O documento ainda traz as demandas da sociedade civil, pautadas pelos movimentos sociais nas áreas de educação, água e segurança alimentar, gênero, criança e adolescente, juventude, comunicação e agricultura, como elementos de reivindicação aos candidatos.

O objetivo da cartilha não é torna-se um instrumento a ser seguido, mas ser um instrumento de trabalho que ajude na reflexão, fomentando debates e críticas dos grupos no momento de realizarem as suas escolhas. A cartilha está sendo distribuída gratuitamente para as organizações do movimento social e está disponível em: http://www.moc.org.br/downloads.php


DOWNLOAD DO ANEXO