Candidatos não comparecem aos debates

17/09/2008

Na tentativa de contribuir com um processo eleitoral mais qualificado e consciente, os movimentos sociais de municípios localizados nos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe estão promovendo debates entre os candidatos à prefeito.

Porém, nos municípios de Conceição do Coité, Tucano e Valente, o momento de todos os concorrentes apresentarem suas propostas à população, foi transformado em entrevista devido à ausência dos candidatos.

Em Valente, o debate organizado pela rádio comunitária Valente FM estava previsto para ser realizado no dia 02 de setembro. Porém, o candidato Ubaldino Amaral, da coligação Valente no Caminho Certo, não compareceu por achar o local do debate inapropriado. Como foi o único candidato que compareceu, Ismael Ferreira, da coligação Valente, Bahia, Brasil, concedeu uma entrevista apresentando suas propostas de governo à população. O próximo debate planejado pela Valente FM está marcado para o dia 30 de setembro. 

O município de Conceição do Coité, que possui três candidatos à prefeito, o debate realizado no dia 04 de setembro foi organizado pela Paróquia de Nossa Senhora de Conceição do Coité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XIV) e Rádio Juá FM. Neste dia, apenas o candidato Francisco de Assis, do PT, compareceu. De acordo com o Pároco do município, Padre Elias, o candidato do PP alegou uma reunião em Salvador com a cúpula nacional do partido. O candidato do PMDB se recusou, afirmando que não debateria com o PT.

Em 170 anos de emancipação política, pela primeira vez o município de Tucano estava promovendo um debate eleitoral. Assim como em Valente e Conceição do Coité, o debate organizado pelo Coletivo Ação Juvenil de Tucano (COAJ) teve suas regras definidas e acordadas pelo COAJ e os coordenadores das campanhas. O candidato Arilton Dantas não justificou a ausência. O candidato à reeleição, José Rubens de Santana, exigiu que cinco seguranças, que não estavam credenciados, entrassem no local do debate.

De acordo com as regras estabelecidas, as pessoas que desejassem assistir ao debate teriam que fazer o credenciamento prévio. Como o candidato Igor Moreira não aceitou que a regra fosse quebrada, o candidato José Rubens deixou o local e não apresentou suas propostas. Estava previsto a transmissão do debate em uma grande emissora comercial. Devido a desistência do atual prefeito da cidade, a entrevista com Igor Moreira foi transmitida apenas pela rádio Cruzeiro FM.

Dia histórico em Euclides da Cunha - No município de Euclides da Cunha, a maioria dos candidatos mostraram postura diferente dos locais já citados.  O debate aconteceu no dia 11 de setembro, tendo inicio às 20 horas, no auditório do Colégio Educandário Oliveira Brito. Dos quatro candidatos à prefeitura, a única que não se fez presente foi a candidata Fátima Nunes (DEM - Coligação União e trabalho essa idéia já deu certo).

Durante duas horas, Gilvan Menezes (PT - Coligação Nasce um novo tempo), Josafá Oliveira (PSDC - Coligação A força do povo faz a diferença) e Rosa (à reeleição pela PMDB - Coligação Juntos estamos construindo uma nova cidade) participaram dos quatro blocos, o primeiro de apresentações, o segundo e o terceiro com resposta às 10 questões temáticas, e o quarto com considerações finais. O momento contou a participação de 3 mil pessoas.

O debate, promovido pelo Coletivo Municipal de Jovens e demais parceiros locais e autorizado pela juíza eleitoral Marineis Freitas Cerqueira, da 102ª zona. “Tornar o processo o processo eleitoral de 2008 num espaço democrático de debate, diálogo e apresentação de propostas concretas ao projeto de desenvolvimento de Euclides da Cunha”, disse a juíza. 


O debate contou com a cobertura das rádios locais (Cidade e Tropical FM), as discussões políticas alcançaram toda população da cidade e demais municípios circunvizinhos.  A maior parte das pessoas presentes ao debate eram jovens e para Lívia Ferreira Santos, coordenadora do Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha (CMJEC), o debate cumpriu com o seu papel, uma vez que a expectativa do grupo era que “os jovens, com essa atividade, pudessem abrir a cabeça para a importância do processo eleitoral enquanto momento de mudança da realidade local. E o voto é o principal instrumento dessa mudança”.

Um marco importante do debate foi o momento em que os três candidatos assinaram o documento Pacto pela Juventude, comprometendo-se – o eleito – a implantar um conjunto de políticas públicas de juventude.

 


DOWNLOAD DO ANEXO