Mulheres iniciam articulação através de Fórum

01/10/2008

As mulheres do Semi-árido estão se articulando em torno da garantia de espaços através do Fórum de Mulheres do Semi-árido da Bahia. Ainda em fase de organização, o fórum será espaço de articulação política, formado pelas organizações de mulheres circunscritas na região. No dia 23 de setembro os grupos e entidades que irão compor o Fórum estiveram reundios na sede da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região do Sisal em Valente. 

Em processo de estruturação e formação da sua identidade, Maria Vandalva, coordenadora do programa de Gênero do MOC, afirma que este espaço é de extrema importância para a organização das mulheres. “É um espaço de fortalecimento político dos grupos e entidades porque coletiviza os interesses, um grupo sozinho não tem a mesma força no momento de lutar por melhores políticas, por isso a importância de unir estas entidades em torno de uma bandeira", ressalta.

O encontro também teve como objetivo discutir a Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, que será realizada na região a partir das ações incluídas nos Planos Territoriais de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Sisal e Bacia do Jacuípe e que serão apresentados à Secretaria de Promoção da Igualdade (SEPROMI) e que devem ser implementados nos dois territórios. A campanha acontece entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

O plano territorial faz parte das ações que integram o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que lançou a Campanha: A Bahia diz NÃO à Violência contra as Mulheres, por ocasião dos dois anos de criação da Lei Maria da Penha. O objetivo da divulgação da Lei Maria da Penha nos diversos espaços comunitários, entendendo que o conhecimento da Lei é um passo importante para a prevenção da violência e a consolidação de uma cultura de paz.

Dia mundial da Mulher Rural - Como um dos encaminhamentos da reunião ficou definido que no dia 15 de outubro, em que se comemora o Dia Mundial da Mulher Rural, acontecerá uma audiência com setores do governo estadual, como a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e SEPROMI para apresentar e discutir as demandas de interesse das mulheres da região.

No dia 10 de outubro as entidades que participaram das discussões, entre elas o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais Regional, Coletivo de Mulheres da FATRES, Rede de Produtoras da Bahia, Comitê de Mulheres da Bacia do Jacuípe e o MOC, se reúnem em Feira de Santana para socializar a pauta política das entidades e construir a pauta do fórum, coletivizando as demandas e a bandeira de luta.


DOWNLOAD DO ANEXO