Rádio Sisal censura programa do Sindicato de Valente

22/10/2008

Durante a semana dedicada à Democratização da Comunicação em todo o país, entre os dias 11 e 18 de outubro, um acontecimento vai de encontro à luta dos movimentos sociais pela causa, no município de Valente, no Território do Sisal. Em reunião na manhã do dia 16 de outubro, convocada pela direção da Rádio Sisal AM, Edvaldo de Carvalho e Carlos Barros comunicaram aos diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente (STRAF), Maria Madalena e Claudionor Aquino, a suspensão do contrato de veiculação do programa “Falando com o Trabalhador”. 

Há mais de 11 anos que a população rural e urbana do município de Valente, todos os domingos, através do programa de rádio, ficava por dentro dos acontecimentos e informações de interesse público. O mesmo programa ainda divulgava os direitos sociais e previdenciários, a agenda de atendimento no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), as festas comunitárias, as mensagens de familiares para os aniversariantes, entre outras notícias.

O que diz diretoria da rádio - Valente não foi o único caso isolado, demais sindicatos do território também tiveram seus contratos de veiculação suspensos. O argumento apresentado pelos diretores da emissora para a censura política, segundo a direção do STRAF Valente, foi que no programa “Falando com o trabalhador” estava sendo veiculadas matérias sobre os governos Lula e Wagner, além de ter informado e comentado o resultado do processo eleitoral nos diversos municípios da Bahia e, em especial, da região: Santa Bárbara, Serrinha e Quixabeira (prefeitos eleitos do PT) e Conceição do Coité e Valente.

O programa, que sempre ia ao ar impreterivelmente às 6h30 da manhã de domingo, era ouvido por aproximadamente 60 municípios que compõem os Territórios do Sisal, Vale do Jacuípe, Piemonte da Diamantina e Nordeste do Semi-árido baiano.

Através do programa os cidadãos e sindicalistas rurais mantinham-se atualizados sobre as políticas públicas setoriais e muitas das lutas sociais desenvolvidas na região chegaram ao conhecimento da sociedade, a exemplo das mobilizações sociais para implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o programa Fome Zero (hoje Bolsa Família), o acesso ao crédito rural do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Diretores do STRAF insatisfeitos - Os diretores sindicais mostraram-se bastante indignados com a atitude ditatorial da direção da emissora que praticou o chamado “dois pesos e duas medidas”, porque abriga na rádio o programa “A voz das associações”, mantido pela prefeitura de Conceição do Coité que, no dia 12 de outubro estava fazendo proselitismo político explicitamente.

“No momento em que a sociedade brasileira comemora 20 anos de conquista do direito à informação, a Constituição Cidadã que pôs fim à ditadura militar, é desrespeitada por um grupo político ligado ao ex-carlismo baiano que controla a rádio desde a sua fundação”, afirmaram os diretores do STRAF, Claudionor Aquino e Maria Madalena. Ainda segundo a diretoria do sindicato, o programa terá continuidade em outra emissora de rádio da região, provavelmente em uma rádio comunitária.

Em Conceição de Coité, o sindicato também teve seu programa censurado. O Programa Informativo, que era apresenatado todas as quartas, às 6h 30 da manhã, teve o contrato suspenso pela Rádio Sisal, no dia 07 de outubro. Segundo Analderga Matos, responsável pelo programa, a justificativa foi a mesma  dada para os outros sindicatos, a questão da veiculação de conteúdos ligados à política do governo. O programa que antes tinha 20 minutos de duração, agora tem 30 minutos e passou a ser veiculado pela Rádio Sabiá FM.


DOWNLOAD DO ANEXO