Sisal tem Plano de Apicultura finalizado

30/10/2008

Agência Mandacaru
                 
Aconteceu durante os dias 28 e 29 de outubro no Caldas Palace Hotel, em Caldas do Jorro no município de Tucano, a Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento da Apicultura no Território do Sisal. O evento reuniu cerca de 100 apicultores dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, onde foram debatidas as demandas apresentadas pelos apicultores e firmadas parerias para a execução de parte das ações planejadas.

Segundo Abimael Passos, técnico do MOC, esse plano surgiu a partir da necessidade  dos próprios apicultores. “Surgiu a idéia de fazer um levantamento que até então não existia, através de um diagnóstico aplicado pelos próprios apicultores nas comunidades, trazendo resultados super interessantes”, afirma. Dados do diagnóstico aplicado em 15 municípios do Território do Sisal revelam que das 14.638 colméias, 10.332 estão nos povoados onde dos 606 apicultores, 56,3% fazem o planejamento da Atividade Apícola.

Elielson Carneiro, da Cooperativa Agrícola e Comercial de Araci (CARUA), afirma que o trabalho da Cooperativa se fortaleceu graças à parceria tanto com entidades locais como regionais. “Espaço como esse só vem fortalecer ainda mais o nosso trabalho, é por isso que hoje nós buscamos agregar ainda mais as parcerias”, afirma Elielson.               
                                                                                 
Uma parceria para o fortalecimento – A Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores (COAMEL), junto ao MOC, através de um convênio firmado com o Programa Sertão Produtivo, do Governo do Estado da Bahia, por meio da SUAF, foi feita a entrega simbólica de um veiculo e 12 motocicletas para potencializar a assistência técnica, prestada por 12 agentes, aos apicultores do território. Serão 11 municípios beneficiados, sendo 08 do Território do Sisal, e 03 da Bacia do Jacuipe.

O momento de entrega dos veículos aconteceu na noite do dia 28 onde contou com a presença de Ailton Fiorêncio da Superintendência da Agricultura Familiar. “É um momento de muita felicidade porque o governo sempre afirmou que a sua prioridade é para os agricultores familiares para aqueles que trabalham e do seu trabalho tiram o sustendo de cada dia”, afirmou Ailton.

Com a continuidade do evento (29) foram expostas as atividades para elaboração do Plano de Desenvolvimento, informações do trabalho anterior, que discutiu Organização Social- Político Institucional e formulação do Plano de Ação - Produção e Mercado.

Também estiveram presentes no evento, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Movimento Organização Comunitária (MOC), Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (CODES Sisal), Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), União Nacional das Cooperativas de Apoio a Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e Secretária de Agricultura do Estado.


DOWNLOAD DO ANEXO