MOC articula Rede de Amigos

29/04/2009

Com o objetivo de constituir uma rede de doadores individuais que contribuam diretamente para a realização das suas ações, junto ao seu público prioritário: agricultores familiares, jovens, crianças e adolescentes, comunicadores, educadores e mulheres, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) articula a Campanha Amigos do MOC.

Como tantas outras organizações sociais no Brasil, o MOC tradicionalmente recebia boa parte do financiamento para as suas ações da cooperação internacional. No entanto, houve um processo  de diminuição gradual e irreversível dessa fonte de recursos que trouxe novos desafios à sustentabilidade da instituição.

Hoje, do total de recursos captados nos últimos dois anos, 83% foram provenientes do poder público, enquanto a cooperação internacional corresponde somente a 10% e as empresas ou fundos privados ao equivalente a 6%. Somando-se os números, a entidade atende à 116.501 pessoas distribuídas em 62 municípios baianos que são beneficiadas através dos programas, sendo que 12.165 participam diretamente das capacitações e reuniões promovidas pelas equipes.

Para a coordenadora da campanha, Nayara Silva, a Rede de Amigos  é uma oportunidade de relacionamento e troca de contatos. De forma a somar parcerias e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo MOC. Prosseguir nas ações de projetos como o Baú de Leitura e  atividades de Educomunicação no Campo, além de fortalecer grupos de produção,como os assessorados pelo projeto Mãos que Trabalham e o trabalho desenvolvido pelo Projeto Cabra-Escola. “A rede nos dá a possibilidade de continuar e ampliar as nossas ações, e também o atendimento ao nosso público alvo”, afirma.

Para tornar-se um amigo do MOC- Ao se tornar um amigo do MOC cada doador receberá semestralmente um relatório com a prestação de contas sobre as ações desenvolvidas com os recursos arrecadados. Também terá acesso ao Boletim Eletrônico semanal e às publicações regulares do MOC.

De uma forma simples, contribuindo com doações mensais, semestrais ou anuais, é possível ajudar na prevenção do trabalho infantil, estimular a inclusão social e econômica de mulheres trabalhadoras rurais e agricultores familiares. Qualificar as escolas do campo, contribuir para o fortalecimento de rádios comunitárias e seus comunicadores, além de promover a construção de mais cisternas que vão levar água de qualidade para as famílias do Sertão.

Para fazer a doação, basta acessar o site da campanha www.amigosdomoc.org.br e preencher o formulário com alguns dados pessoais. As doações podem ser feitas através de depósitos em conta corrente, transferências para os Bancos do Brasil ou Real ou pagamento de boletos eletrônicos recebidos via e-mail.

Fazendo parte da Rede de Amigos do MOC você estará contribuindo para um Sertão mais justo, através de ações que transformam a vida de milhares de sertanejos cujos direitos são negados e que não conhecem ou acessam políticas públicas essenciais para o desenvolvimento humano.

 


DOWNLOAD DO ANEXO