Finalizado o primeiro eixo do Plano de Desenvolvimento Territorial da Região Sisaleira

19/04/2005

Desde o final de 2003 o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (CODES) com participação de representantes do Poder Público e da Sociedade Civil vem discutindo quais as demandas do Território Sisaleiro para os próximos quatro anos, na perspectivas de construção de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vidas dos habitantes da região, em especial dos agricultores familiares.

Visando essa melhoria, está sendo construído desde o ano passado, o Plano de Desenvolvimento do Território do Sisal, que trata de sete eixos específicos: Agricultura Familiar, Educação, Infra-estrutura, Saúde, Meio Ambiente e Comunicação. Todos esses eixos estão sendo debatidos com entidades e pessoas que trabalham nessas áreas e que podem contribuir nesse processo. Nos dias 13 e 14 de abril aconteceu em Conceição do Coité a última oficina para o fechamento do eixo Agricultura Familiar, enfocando o cooperativismo.

Segundo Ivan Leite, assessor do CODES, existe uma necessidade de fortalecimento das estruturas de apoio aos empreendimentos da economia familiar, além de entender a realidade e dinâmica deste processo, onde se pode colaborar e intervir nas ações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos e solidários. Para ele, as entidades e instituições integrantes do CODES Sisal devem empenhar-se na aquisição dos produtos da agricultura familiar a serem fornecidos nos órgãos e programas públicos, a exemplo das Jornadas Ampliadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O apoio à comercialização não depende necessariamente de novos recursos financeiros, e sim de ações concretas no processo de aquisição, principalmente pelo mercado institucional. A justificativa da aquisição dos produtos pelo mercado institucional do Território, está não apenas pela geração de renda para as famílias envolvidas, mas, também, na melhoria da qualidade da alimentação fornecida às crianças.

O Plano de Desenvolvimento territorial deverá ser fechado ainda no mês de maio, onde todas as ações estarão contempladas de forma a beneficiar o território e não apenas o município isoladamente. A experiência na região do sisal, já é referência em outros territórios na Bahia, vários representantes do território do Baixo Sul estiveram reunidos com a secretária executiva e presidente do CODES, a fim de conhecer e por em prática na região do baixo sul. Nos dias 28 e 29 de abril será a vez de discutir a Comunicação dentro do Plano de Desenvolvimento Territorial.

Energia Elétrica para todos

Além de discutir problemáticas voltadas para os eixos que estão contemplados no Plano de Desenvolvimento Territorial, o CODES também vem buscando outra possibilidade de melhoria na qualidade de vidas das pessoas, como é o caso da energia elétrica para as famílias que ainda não tiveram acesso em suas comunidade. Depois de muita discussão, algumas comunidades terão acesso a energia elétrica ainda nesse ano, porém, existem outras comunidades que ainda não formam contempladas com essas ações. "Estamos negociando com o Conselho Estadual Luz para Todos, a possibilidade de realizar um evento aqui na região para discutir e encaminhar medidas, de modo que todas as comunidades do território possam ter acesso a energia elétrica", afirma Urbano Carvalho, presidente do