Crianças do semiárido e da capital fazem intercâmbio de experiências

19/05/2009

Entre os dias 15 a 17 de maio, 30 crianças de escolas particulares de Salvador fizeram um intercâmbio com outras 30 crianças de escolas do município de Valente. O encontro foi uma realização da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), e teve o objetivo de produzir peças de comunicação para sensibilizar instituições e pessoas para captação de recursos e execução de ações no semiárido.

As crianças participaram de uma oficina de leitura e tiveram a oportunidade de estimular e debater um pouco mais sobre as questões da região semiárida. Aprenderam e trocaram experiências sobre captação e armazenamento de água, convivência com o semiárido, pátios produtivos e hortas comunitárias. Trabalharam com produção de programa de rádio, jornal, vídeo e fotografia.

As noites foram ocupadas por uma programação cultural, com brincadeiras, apresentação de danças, quadrilhas, e muitas comidas típicas. Para a coordenadora do Programa de Educação do MOC, Vera Carneiro, o intercâmbio foi um momento muito rico.

“As crianças das escolas do campo mostraram que além de terem uma identidade cultural fortalecida, tem uma visão global e um conhecimento muito amplo da realidade”, afirma Vera Carneiro.

A continuação do intercâmbio será também em um final de semana, em Salvador, A visita das crianças do semiárido à capital baiana está prevista para o mês de setembro. Dentre as atividades está programada uma mobilização para limpeza das praias de Salvador.

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO