Plano de Ação para Educomunicação é apresentado em Retirolândia

20/05/2009

Na ultima sexta feira, dia 15 de maio, aconteceu em Retirolândia uma reunião de apresentação do Plano de Ação do projeto Educomunicação no Campo. Cerca de 30 educomunicadores do município estavam presentes, assim como diretores das escolas municipais do campo, das comunidades rurais que desenvolvem o projeto.

O plano prevê ações que vão estimular a discussão sobre mídia e as diversas leituras do contexto social onde o aluno, a escola e a comunidade estão inseridos. Dentre as ações estão a produção de peças de comunicação pelos próprios alunos a partir da abordagem critica da mídia.

O envolvimento da família através de seminários é outro momento importante do projeto, onde esses alunos irão devolver o que eles produziram para que à escola e a família partilhe do trabalho, além de encontros de avaliação e monitoramento realizados com o constante apoio da Secretaria de Educação. Também serão realizadas capacitações com os educadores através da parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC).

“Nós abraçamos essa causa porque acreditamos que o trabalho de educomunicação favorece aos alunos um melhor desempenho na educação e uma melhor relação com a comunidade” afirma Gildato Ferreira, educador.

A metodologia do projeto Educomunicação é baseada ao projeto Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) que também é desenvolvido com acompanhamento do programa de Comunicação do MOC, em parceria com a Secretaria de Educação.

Outros municípios como Valente e Conceição do Coité já trabalham o projeto com apoio da prefeitura, o que vem ampliando a perspectiva de se tornar uma política pública de educação. Segundo Joelma de Oliveira, coordenadora do CAT, em Valente, o município já conta com o apoio de um articulador municipal, o jovem Sergio Lima, que possui experiência com radio e junto aos alunos orienta quanto a montagem da pauta, organiza reuniões para discussões, dando suporte as escolas do campo e da sede.

Atualmente o projeto se estende à todas as escolas do campo e mais cinco da sede. Para Joelma o desafio esse ano é ampliar o número de equipamentos para dinamizar o trabalho nas escolas do campo.
      

 


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