Adolescentes do Semiárido são premiados pelo uso de abordagem lúdica sobre segurança e eficiência energética

16/12/2015
Adolescentes do Semiárido são premiados pelo uso de abordagem lúdica sobre segurança e eficiência energética

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) , representado pela técnica Maria José Esteves, do seu Programa de Comunicação, participou na tarde desta terça-feira (15), da Cerimônia de Premiação do Jogo “Se Liga”, game on-line que usa abordagem lúdica e colaborativa para facilitar e aprofundar o conhecimento sobre conteúdos de segurança e eficiência energética entre adolescentes e crianças dos municípios do semiárido da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A parceria entre a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), firmada no período de junho de 2014 a junho de 2015,  transformou em multiplicadores desses conteúdos práticos cerca de 500 crianças, adolescentes e adultos de 196 municípios do Semiárido baiano que fazem parte do Programa Selo UNICEF Município Aprovado.

O evento aconteceu no Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador, com apresentação do ator Jackson Costa, onde foram premiados 10 adolescentes na categoria individual e na categoria coletiva através dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) que receberam (cada um) um kit composto por uma tela retrátil de 74 polegadas, mine projetor, caixa de som, microfone e notebook.

Feira de Santana ficou em quarto lugar no jogo num trabalho desempenhado em 2015 pelo NUCA local juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O vice coordenador do NUCA, Maick Santana, 15 anos, destacou o aprendizado adquirido na participação do jogo. “Aprendemos como economizar energia e também sobre os riscos que corremos ao utilizar de maneira inadequada”, enfatiza.

“A formação de NUCAs é uma das atividades obrigatórias de todo município interessado em obter o Selo UNICEF Município Aprovado. A iniciativa tem como meta a garantia de direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido, que são avaliados por meio de metas de melhoria de indicadores sociais que têm impacto em suas vidas”, destacou Helena Oliveira, coordenadora estadual do UNICEF. Na Bahia, 196 municípios se inscreveram para a edição atual do Selo, agrupados em quatro polos geográficos de atendimento: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Barreiras.

O JOGO
O Jogo Se Liga (www.jogoseliga.com.br) é um “game” colaborativo que visa estimular uma competição saudável entre os NUCAS dos municípios participantes do Selo UNICEF Município Aprovado, para facilitar e aprofundar o conhecimento dos jovens quanto ao uso seguro e eficiente da energia elétrica. O objetivo principal do jogo é o desenvolvimento sustentável de uma cidade virtual que representa os jogadores de cada município participante. Para gerar os créditos necessários para a evolução da cidade virtual, os jogadores precisam cumprir os desafios lançados, que são validados por pedagogas.

No Semiárido brasileiro vivem cerca de 12,5 milhões de crianças e adolescentes. A taxa de mortalidade infantil é 11% superior à média nacional e o índice de abandono do ensino fundamental é 85% maior que a média brasileira (dados oficiais do Governo Federal). Com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão, o Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco) e Cosern (Rio Grande do Norte), promoveu ações de conscientização junto aos adolescentes sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. Dos 585 municípios do Semiárido destes três Estados, 459 participam do Selo UNICEF. Nessas áreas vivem cerca de quatro milhões de crianças e adolescentes.

Por:
Maria José Esteves
Jornalista/Programa de Comunicação do MOC