MOC apoia a Campanha “Doar Faz Bem” direcionada às crianças e adolescentes

20/12/2015
MOC apoia a Campanha “Doar Faz Bem” direcionada às crianças e adolescentes

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) em consonância com a sua Política de Proteção Infantil – PPI que entende que todas as crianças e adolescentes precisam crescer educadas e assistidas de maneira integral de acordo às etapas desse desenvolvimento e em espaços seguros, apoia a Rede de Produtoras da Bahia no lançamento da sua campanha “Doar Faz Bem”. Acredita que frente aos direitos humanos, mesmo que em dimensões diferentes, todos são responsáveis para prever e prover a garantia destes sujeitos detentores de direitos, baseado e em concordância à Lei 8.069 de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A campanha que integra o projeto "Ciranda das Crianças" visa arrecadar brinquedos, móveis e/ou material didático para uso num espaço especialmente criado no Centro de Formação Comunitária (CFC), em Feira de Santana - sob o acompanhamento de cuidadoras - para os filhos e filhas de mulheres que integram a Rede, enquanto estas mães participam de atividades ou formações. A falta dessa alternativa, muitas vezes culminou em desistências de algumas mulheres na participação dos grupos de produção, por não ter onde deixá-los de maneira segura.

“Para nós, ter um ambiente seguro para as crianças, apropriado para desenvolver atividades educativas e de lazer é indispensável, pois as crianças têm direito a manter o vínculo com suas mães e as mães também tem o direito em participar das formações na busca de melhor qualidade de vida. É por tudo isso que o MOC apoia a Campanha “Doar Faz Bem” promovida pela Rede de Produtoras da Bahia”, enfatiza Célia Firmo, coordenadora geral da instituição.

As doações poderão ser feitas no próprio MOC, no Centro de Formação Comunitária (CFC) localizada no bairro Papagaio, ou na loja “Ciranda das Artes” situada na Rua 02, Casa 30, bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, próximo ao Colégio Luiz Viana.

Parceria
A Política de Proteção Infantil de Crianças e Adolescentes busca construir nas ações do MOC e incentivar junto aos parceiros, um ambiente seguro para crianças e adolescentes e para todos/as que lidam com elas direta ou indiretamente, com ênfase naquelas ações e estratégias que o MOC e seus parceiros executam em comum.

Juntamente com outros atores sociais e parceiros, o MOC incentiva e estimula a auto-organização dos sujeitos, o que suscita o aparecimento de associações comunitárias rurais e urbanas, cooperativas de crédito, de produção e de comercialização, através das quais a população organizada passa a desempenhar e construir sua cidadania e uma cultura de participação e incidência política.

Atuando com iniciativas desse cunho, a instituição apoia agricultores/as familiares, grupos/clubes de mães, grupos e movimentos de mulheres, grupos produtivos e muitas outras expressões e modalidades de organização da população. Sob a luz da sua missão e orientado por seus objetivos, o MOC opera na perspectiva de fortalecer o protagonismo dos sujeitos na luta pelos direitos. O sucesso da Campanha “Doar Faz Bem” poderá contribuir e muito nesta luta.



Por:

Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC