Direitos das crianças é o principal foco do Vida Nova

26/04/2005

Com um sistema de apadrinhamento, o MOC e a organização inglesa EveryChild mobilizaram a sociedade civil e criaram, em 2000, o Projeto Vida Nova (PVN) visando o fortalecimento de entidades da sociedade civil, a organização de grupos de famílias e jovens e o empoderamento das comunidades e produtores rurais para garantia dos direitos infanto-juvenil.

Hoje, presente em 7 comunidades entre assentamentos de reforma agrária e comunidades urbanas, o PVN, atua com 502 crianças nos municípios de Conceição do Coité, Retirolândia e Santa Luz, com objetivo de estimular o bem-estar das crianças e adolescentes, através da intervenção em políticas públicas e da melhoria das condições de vida das famílias e das comunidades envolvidas.

Em 2003, o Vida Nova criou o AvaliArte, evento realizado no final de cada ano onde as crianças avaliam, com arte e criatividade, as ações do PVN e apontam sonhos, desejos e direitos para o planejamento seguinte. Baseado nisso, o projeto foi aos poucos construindo novas estratégias até chegar a um foco de atuação mais centrado nos direitos das crianças e adolescentes das comunidades.

Visando melhor definir os objetivos e capacitar a equipe técnica do Vida Nova, a EveryChild realizou durante 3 semanas do mês de abril uma oficina de desenvolvimento organizacional. Márcio Pinho, técnica do projeto, afirmou que a capacitação serviu para ampliar os conhecimentos e mostrar novas perspectivas. "Esta oportunidade vai potencializar nosso trabalho', afirmou Pinho.

Confira a entrevista realizada por Paulo Marcos para o programa de rádio Encontro com as Comunidades, onde Angie Bamgbouse, técnica em desenvolvimento organizacional da EveryChild fala sobre a atividade realizada em Feira de Santana com a equipe do Vida Nova.

Qual sua primeira impressão sobre o Projeto Vida Nova?

É um projeto cheio de vida e energia e ao mesmo tempo é desafiador e tem uma equipe muito comprometida com o processo de desenvolvimento comunitário e com os resultados. A idéia do trabalho que estamos fazendo aqui é exatamente identificar potencialidades para superar estes desafios e fortalecer os potenciais do projeto.

Quais as maiores dificuldades que você aponta na área organizacional do projeto?

No ano passado, Jane Banez, gerente regional da EveryChild, visitou as comunidades de atuação do Vida Nova e identificou a necessidade de se trabalhar com uma abordagem baseada nos direitos das crianças e adolescentes. O foco do Vida Nova estava mais centrado no desenvolvimento comunitario baseado no fortalecimento das associações das comunidades. Agora estão sendo contruídos novos objetivos e estratégias para a atuação do projeto nos próximos anos. É preciso conhecer e aprofundar mais o conhecimento baseado na abordagem dos direitos das crianças e adolescentes nas comunidades.

O que muda no projeto a partir desta atividade realizada com a equipe tecnica do Vida Nova?

A equipe do PVN já desenvolveu um planjamento operacional até 2007 muito claro com foco no desenvolvimento das crianças, então o que eu vim fazer aqui foi ajudar os técnicos do projeto a desenvolverem suas potencialidades nesta área. No ano que vem a equipe do PVN estará melhor preparada para trabalhar os direitos infanto-juvenis a partir do aprendizado e da implementação das ações deste ano.