Cabra na roça e criança na escola

20/04/2005

Cerca de 400 famílias do semi-árido baiano estão criando caprinos para gerar renda, diminuir a desnutrição infantil e manter as crianças na escola. Com a nova edição do Projeto Cabra Escola, os municípios de Barrocas, Queimadas, Quijingue, Nordestina e Pé de Serra também estão sendo atendidos. Desde 2002, quando iniciou nos municípios de Ichú, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Nova Fátima e Conceição do Coité, o Cabra Escola tem conseguido resultados animadores, como por exemplo a redução da desnutrição infantil em 40% e o aumento na renda familiar em 35%.

As famílias de pequenos agricultores beneficiados pela iniciativa recebem um núcleo de caprinos (três cabras e um bode) desde que mantenham os filhos na escola. O Cabra Escola proporciona assistência técnica para a preparação da propriedade com a plantação de palma e construção de cercas para a introdução da caprinocultura de corte, leiteira, ou mista. Os agricultores e agricultoras também são capacitados em criação de caprinos e segurança alimentar e nutricional.

Durante a última sexta-feira, dia 15 de Abril outras 151 famílias que foram capacitadas em 2004 adquiriram seus animais na III Feira do Cabra Escola que movimentou a venda de cerca de 500 cabras e bodes. Na Feira, os agricultores recebem um financiamento para a compra dos animais, a ser quitado em seis anos por meio das cooperativas de crédito rural.

Muitas vezes é das mulheres a responsabilidade pelas cabras adquiridas através do projeto. É o que afirma Robson Sena, presidente da Cooperativa de Crédito Sicoob Itapicuru. A trabalhadora rural Ana Lúcia, que mora na Fazenda Lagoa do Cravo, em Queimadas, é casada e tem duas filhas, uma de dois e outra de sete anos. A família dela foi uma das beneficiadas com o Cabra Escola e acabou de adquirir os animais. Para ela, tudo mudará com a criação de cabras. "Com as cabras vai melhorar porque vou tirar leite e vou poder comprar minhas coisas", afirma Lúcia.

O consumo de leite de cabra nos primeiros anos do projeto atingiu a média de 1,5 litros por família ao dia. Uma boa cabra de leite produz diariamente de 2 a 3 litros de leite, sendo que leite de cabra é bem mais nutritivo. O número de caprinos por agricultor subiu de 1,86 para 4,38 no decorrer do projeto. Cerca de 300 crianças do projeto freqüentaram a escola ao longo de 2004, quando foram beneficiadas 151 famílias. "Minha menina maior já está na escola e agora, com as cabras na roça, vai melhorar muito", comemora Lúcia.

Até o final do ano, o projeto que é desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com apoio do Laboratório Pfizer pretende beneficiar mais 125 famílias. Flávia Favaro, coordenadora de projetos sociais da Pfizer diz que o trabalho é bem estruturado. "A gente vê os resultado, é algo que tem sustentabilidade e está mudando a dura realidade das pessoas que moram nessa região. É um trabalho que dá certo por isso todo ano aumenta um pouco mais", avalia Favaro. Segundo Flávia Favaro, a parceria com o MOC é muito importante e está mostrando que é possível fazer um semi-árido diferente.