Fagner retorna ao Brasil após Encontro do J-8 em Roma

16/07/2009

O adolescente Fagner Moreira Lima, de 14 anos, retornou ao país no último dia 14. Ele estava entre os quatro representantes brasileiros que participaram do J-8 Summit. O evento aconteceu em Roma, na Itália e reuniu cerca de  54 jovens de 13 países.

Durante os dias em que estiveram juntos, os adolescentes que tinham entre 13 e 17 anos elaboram uma Declaração para ser entregue aos líderes mundiais também reunidos em Roma no mesmo período, durante o Encontro do G-8, grupo dos oito países mais ricos do mundo. Na Declaração constam quatro temas principais como Direitos da Criança e do Adolescente no contexto da crise global, Mudanças climáticas, Desenvolvimento da África e Educação.

Fagner tem uma trajetória de participação social na luta de direitos pelos Direitos da Criança e do Adolescente, e é fruto do trabalho desenvolvido através Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Movimento de Organização Comunitária. 

O adolescente apresentou a experiência do PETI e do programa Bolsa Família como propostas integrantes da Declaração, que foi entregue aos líderes mundiais no dia 9 de julho. Outras propostas como a doação de remédios aos países africanos, a ida de professores capacitados e pagamento da dívida destes países foram sugeridas.

Simbolicamente os adolescentes e a comissão do UNICEF levaram uma orelha gigante para a praça do Coliseu, o objetivo era chamar a atenção da mídia para que os governantes mundiais ouvissem a voz dos adolescentes.

Para Fagner este foi um momento que vai marcar para sempre sua vida. “É um momento importante para mim mais também para o futuro das crianças e dos adolescentes do mundo inteiro, se as propostas forem contempladas irá beneficiar a todos nós”, afirma o jovem que foi recebido em sua cidade natal, Nova Fátima, com grande comemoração, uma vez que completou 14 anos durante a viagem. 

O adolescente pretende socializar a declaração com os jovens do seu município e seguir com suas atividades de luta pelo direito das crianças e do adolescente, uma dessas ações é o Encontro Nacional do Pacto Pela Criança e Adolescente do Semiárido, que ele participa durante o mês de outubro.