Seminário discutiu políticas públicas de comunicação

23/07/2009

Foi realizado no dia 21 de julho, no Auditório do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), município de Conceição do Coité, o 7º Seminário Regional de Comunicação. Com o tema: “Políticas Públicas de Comunicação: Desenvolvimento Territorial e Cidadania”, o evento foi uma iniciativa do Comitê pela Democratização da Comunicação na Região Sisaleira, e  fez parte da programação da 2ª Semana de Comunicação (SEMACOM) da UNEB. Reuniu mais de 100 pessoas, entre estudantes, representantes da sociedade civil e educadores, para discutir a democratização da comunicação e as propostas a serem abordadas no contexto da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.

Programação - Abrindo o círculo de debates, o seminário contou com a participação de Berenice Mendes, da Secretaria Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Jerônimo Rodrigues, assessor especial da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Rosely Arantes da Assessoria Geral de Comunicação do Estado da Bahia.

Berenice Mendes ficou surpresa, com o resultado das discussões no seminário. Ela, que participou pela primeira vez do evento, percebeu a forte mobilização e articulação popular. “A região é um exemplo na luta pela democratização da comunicação. O debate sobre as conferências e políticas públicas de comunicação já está consolidado, e serve de subsídio para outros grupos, que levantam as mesmas bandeiras”, disse.

Após a formação de grupos de trabalho, o seminário pontuou encaminhamentos a partir da pergunta: Como a comunicação pode contribuir para o desenvolvimento do território? Entre as principais resoluções, constatou-se a necessidade de maior divulgação das propostas e da atuação do Comitê pela Democratização da Comunicação na Região Sisaleira, a criação de um curso para os comunicadores comunitários, e a formulação de um projeto de lei que priorize incentivos para as rádios comunitárias.

No campo da educação, as propostas foram a favor da criação de um projeto que contemple rádios-escolas e a educomunicação transformada em política pública de educação em nível municipal. Entre os demais encaminhamentos, pautou-se também a criação de um Conselho Territorial de Comunicação e a reformulação da lei que rege as rádios comunitárias.

Para Pedro Caribé, integrante do INTERVOZES, o seminário foi uma oportunidade para fortalecer o debate sobre a democratização. “Contribuiu  para aproximar as entidades, os comunicadores comunitários e continuar o movimento em prol da comunicação”, afirmou.


DOWNLOAD DO ANEXO