Pedreiros aprendem a construir cisterna calçadão

24/07/2009

Nos municípios baianos de Quijingue e Riachão do Jacuípe famílias já estão sendo contempladas com a cisterna calçadão, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação do Semiárido Baiano. As construções tiveram início no mês de julho, através da UGT APAEB Serrinha.

Uma das ações previstas pelo programa é o Curso de Pedreiros, que está sendo realizado entre os dias 21 e 29 de julho, no município de Riachão do Jacuípe.

O curso foi divido em parte teórica e prática, onde os pedreiros tiveram contato com as ferramentas a serem utilizadas, formas e medidas que devem ser levadas em consideração durante o processo de construção da cisterna calçadão.

Além de terem noções básicas do processo, muitos pedreiros que já construíram cisternas para o Programa Um Milhão de Cisternas trocaram experiências com aqueles que não tinham.

Já na segunda parte do curso, os pedreiros estão aprendendo na prática como fazer a cisterna. Cinco famílias das comunidades de Mandaçaia, São Lourenço, São Francisco e Caldeirão Grande em Riachão do Jacuípe serão contempladas. No município de Quijingue cinco famílias das comunidades de Riacho dos Cágados e Lagoa do Lucuri já tiveram a construção de suas cisternas iniciadas. Também no município de Queimadas já podem ser vistas ações do programa, uma família tem a barragem subterrânea implemantada em sua propriedade. 

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO