Gestores das escolas do campo refletiram o papel dos Conselhos Escolares

27/07/2009

Durante os dias 23 e 24 de julho gestores das escolas do campo estiveram reunidos em Feira de Santana participando do III Curso de Capacitação sobre Projetos Políticos Pedagógicos e Desenvolvimento Sustentável enfocando a importância dos conselhos escolares para as escolas do campo.

Estiveram presentes 52 gestores de 10 municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe. Na ocasião foi realizado um diagnóstico da realidade das escolas, assim como o funcionamento e o papel dos conselhos na construção do Plano Político Pedagógico (PPP).

Espaço de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, o Conselho Escolar cumpre o papel de acompanhar e contribuir na construção do PPP. Formado com a participação da família, funcionários da escola, aluno e comunidade, o conselho é também um instrumento que contribui para reforçar a identidade e valores da escola. 

Segundo Bernadete Carneiro, técnica do Programa de Educação do Campo do MOC, que esteve como facilitadora do curso, que foi realizado em parceria com o ICEP, o evento foi um espaço de sensibilização principalmente dos novos gestores. “O curso em si tem a importância de reunir diferentes experiências de gestores que juntos buscaram estratégias para fortalecer os conselhos escolares e construir um PPP que priorize a identidade da escola do campo” afirma Bernadete. 

Pensando o fortalecimento dos Conselhos - O curso que teve como objetivo contribuir com a implementação de políticas públicas que contemplem a diversidade cultural e a vida no campo, resultou em um trabalho de grupos, onde os gestores levantaram encaminhamentos voltados para o fortalecimento dos conselhos escolares. 

Entre eles foi identificada a necessidade de um projeto político pedagógico que destaque a cultura local integrando professores, alunos e a comunidade, rever se as ações educação do campo estão condizentes com a realidade, sensibilização da comunidade para a importância dos conselhos, através de seminários e capacitações, entre outras idéias. 

Para Vladson Gomes da Silva, diretor da Escola Dr. Ipê Cana Brasil, em Ichu, instrumentos como o conselho e o projeto CAT são essenciais para garantir a identidade da escola do campo. “A interação entre comunidade, escola e a família, a ação de projetos como o CAT, só vem a fortalecer a nossa cultura, valores enquanto homem do campo. O suporte para projetos pedagógicos como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Escola Ativa, por exemplo, são de grande importância para fixar nossas raízes.” ressalta Vladson Gomes.





DOWNLOAD DO ANEXO