Agricultores de Serrinha conquistam novo espaço de comercialização

29/07/2009

O último sábado (25) foi movimentado para os grupos de produção e os 35 agricultores que participaram da I Feira Agroecológica em Serrinha. O espaço pretende se tornar local de divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar, proporcionando para a população do município acesso a produtos de qualidade, cultivados a partir dos princípios agroecológicos.

A feira, que é resultado de uma parceria entre o Movimento de Organização Comunitária e Associação dos Pequenos Agricultores Familiares (APAEB Serrinha), contou como o apoio de entidades do município, e acontece também em outras cidades como Conceição do Coité e Retirolândia. 

Diversos produtos como hortaliças, frutas, verduras, mel, polpa de fruta, farinha de tapioca, puba, e derivados como bolos, mingau, biscoito, sorvete de aipim, entre outros produtos podem ser encontrados na feira. 

Para a jovem Gildete Pereira da Silva, da comunidade de Mombaça, um dos grandes entraves para os produtos da agricultura familiar é a disputa de mercado. “Aqui será mais um espaço de divulgação dos nossos produtos, já que é difícil muitas vezes competir diretamente no mercado, os nossos produtos têm a vantagem de serem orgânicos e dão sustentabilidade para nossas famílias”. A jovem faz parte do Projeto Agente Multiplicador de Assistência Técnica do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serrinha.

Tempero da agricultura familiar - O grupo Tempero Completo Sabor da Juventude, da Comunidade de Alto de Fora aproveitou o espaço para mostrar o tempero, que é vendido de porta em porta na comunidade e em mercadinhos, no valor de R$ 1,00. Fruto do trabalho com o Coletivo de Jovens do município, tempero tem ajudado a gerar renda para as 13 mulheres que fazem parte do grupo. 

Segundo Luis Lisboa, técnico do MOC, a feira é um momento de aproximar e integrar os grupos. “Temos todos os seguimentos aqui, a partir de agora vai ser mais fácil acompanhar esses grupos mais de perto, conhecer mais o trabalho deles e mostrar para o público a produção da agricultura familiar e a qualidade de seus produtos agroecológicos”, afirma Luis Lisboa.  

Além de produtos orgânicos, a feira tem espaço também para o artesanato. Bolsas, toalhas, adereços para geladeira, entre outros podem ser vistos, e a cultura local também tem destaque através da música, o forró e o samba de roda fizeram a animação de quem passou para conferir. No final da feira os agricultores realizaram a troca solidária dos produtos.




DOWNLOAD DO ANEXO