Comunidade de Jitaí realiza atividade sobre a consciência negra

09/12/2016
Comunidade de Jitaí realiza atividade sobre a consciência negra

A comunidade de Jitaí, no município de Retirolândia, realizou hoje, dia 9, um dia inteiro de atividades com apresentações e manifestações culturais celebrando o Dia da Consciência Negra, mesmo não sendo o mês que celebra o dia. A comunidade que busca o registro de ser reconhecida como quilombola, organizou junto com associação local e apoio do Movimento de Organização Comunitária – MOC, ações com gincanas, diversas brincadeiras, palestra, desfile e apresentação teatral que mobilizou crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 

Com inicio na manhã as pessoas lotaram a praça da comunidade para assistir a gincana e demais competições. Não sendo diferente, no período da tarde a comunidade recebeu Xande Revolution, do município de Conceição do Coité, onde atua na Secretaria de Ação Social no departamento das questões raciais do município, além de Carlinhos Rasta que também contribuiu na atividade falando da experiência da Associação Revolution Reggae também do município de Conceição do Coité onde tem uma grande atuação e desenvolve ações voltadas para as questões raciais e sociais de bairros periféricos do município.

 

Carlinhos trouxe aspectos importantes de convivência e como a participação das pessoas são importantes para a construção e desenvolvimento de uma comunidade unida. Xande relembrou exemplos relevantes que contribuiu no fortalecimento e conquistas de uma comunidade, especialmente as comunidades quilombolas. Para o ativista é importante se tratar das questões raciais diante da sociedade onde vivemos que segundo ele a comunidade precisa ter autonomia diante de sua identidade.

 

Ele ressaltou também elementos que caracterizam o fortalecimento de uma comunidade, “assim como hoje Jitaí tem a maioria de seus moradores pessoas negras focando as ações de resistência precisa ser debatido e fortalecido, pois o sistema em que vivemos não contribui para nossa formação, pelo contrário, ela reforça que somos pretos e que a nós nada nos cabe”. Xande também falou sobre juventude, “a participação da juventude e das crianças são fundamentais para a preservação histórica de uma comunidade quilombola que carrega por si só os traços culturais, religiosos, étnicos de negros e negras.

 

Após a palestra aconteceu desfiles representando a Beleza Negra com a participação de crianças adolescentes da Comunidade além de uma apresentação teatral falando da construção da Comunidade de Jitaí. O evento teve todo apoio do Movimento de Organização Comunitária – MOC, da associação local e de toda a comunidade.


Por:

Kívia Carneiro

Programa de Comunicação do MOC