Comunidade de Lagedinho celebra a conquista de novas tecnologias de convivência com o Seminário

12/04/2017
Comunidade de Lagedinho celebra a conquista de novas tecnologias de convivência com o Seminário

#2017MOC50anos
#PorUmSertaoJusto

Moradores da comunidade de Lagedinho localizada no município de Barrocas foram apresentados pelo MOC nesta quinta 12 de abril, ao Projeto Cisterna Telhadão. Na Bahia o MOC será a unica entidade a executar este projeto.

"O evento teve o objetivo de apresentar o Projeto Cisterna Telhadão e inaugurar a Casa Comunitária de Sementes Crioulas" ressalta a técnica do MOC Ana Dalva Santana, que fez a apresentação do projeto que é uma ação da Articulação Semiarido Brasileiro (ASA) em parceria com a Pepsico.

Essa é mais uma tecnologia que tem como objetivo captar a água de chuva por meio de um telhado de fibrocimento para encher cisternas com capacidade de 52 mil litros, numa iniciativa de ampliar o estoque de água nas comunidades rurais para dar conta das necessidades dos processos coletivos , na perspectiva da soberania e segurança alimentar e nutricional.

A Casa Comunitária de Sementes Crioulas é uma conquista dos moradores de Lagedinho. "Minha vida teve rumos diferentes assim como a de muitos jovens do município e também da Bahia devido ao trabalho de formação que o MOC promoveu, hoje reconheço e tenho orgulho de dizer que sou de Lagedinho", declara a jovem agricultora Nilda Santos.

A atividade contou com a presença de representantes do poder público municipal, Associação da Comunidade de Lagedinho, da APAEB Serrinha, agricultores/as familiares e dos técnicos de ATER do MOC, Ronaldo Queiroz e Edcarlos Almeida.

"São realidades como a de Lagedinho que nos fortalece a cada dia para continuar na luta, poder contribuir na realização de sonhos de muitos moradores daquela comunidade para mim é um privilégio", ressalta Ronaldo Queiroz que também é morador no local.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC