MOC entrega a comunidade de Bastião a primeira Cisterna Telhadão do Semiárido

26/05/2017
MOC entrega a comunidade de Bastião a primeira Cisterna Telhadão do Semiárido

A comunidade Bastião, localizada no município de Retirolândia foi a primeira do Semiárido brasileiro à receber a Cisterna Telhadão, tecnologia social de captação de água das chuvas.

Entre os dias 23 e 27 de maio a comunidade recebeu em intercâmbio pessoas de cinco estados, para conhecer todo o processo inicial de construção, avaliação técnica e trocas de conhecimentos que serão compartilhadas para mais 15 comunidades dentre os estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Minas Gerais e Piauí. Na Bahia, os municípios de Ichu, comunidade de Barra e o município de Barrocas, comunidade de Lagedinho, também receberão a tecnologia.

O intercambio faz parte das ações Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) sendo o MOC a única entidade a executar esse projeto na Bahia. Participaram grupos de pedreiros, coordenadores/as e técnicos/as da ASA e do MOC.

A Cisterna Telhadão é mais uma tecnologia que tem como objetivo captar a água de chuva por meio de um telhado de fibrocimento, construído com aproximadamente 220 m². Com essa área, 300/400mm de chuva são suficientes para encher a cisterna, que tem capacidade para 52 mil litros. A área de captação do telhadão é similar à do calçadão, no entanto o telhadão há possibilidade e de utilizar o espaço embaixo do telhado seja para armazenamento de sementes, viveiros de mudas, galinheiros, então ela tem um melhor uso do espaço.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC