Gênero e Agroecologia é debatido pelo MOC em Coité

07/06/2017
Gênero e Agroecologia é debatido pelo MOC em Coité

#2017MOC50Anos
#PorUmSertaoJusto

Um encontro territorial com mulheres agricultoras numa perspectiva do debate sobre Gênero e Agroecologia acontece nestes 07 e 08 de junho, em Conceição do Coité, numa interface entre o Programa de Gênero e o Programa de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia do MOC.

O evento facilitado pela coordenadora do Programa de Gênero do MOC, Selma Glória, reúne mulheres oriundas de cinco municípios integrantes do Projeto Parceiros por um Sertão Justo, desenvolvido pelo MOC com apoio da Actionaid.

Segundo Mateus Lima, técnico do MOC presente no encontro, na oportunidade está sendo implementada com o grupo a ferramenta/metodologia da Caderneta Agroecológica (CA) do Programa Mulheres e Agroecologia, vinculado ao Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM).

A Caderneta é um instrumento que auxiliar na administração da produção de mulheres agricultoras, por meio do registro do consumo, da troca, da venda e da doação do que é cultivado nos quintais produtivos.

Um dos objetivos da caderneta é também reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas agricultoras e dar visibilidade à contribuição delas para a manutenção das unidades produtivas.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC