MOC participa no Rio Grande do Sul de evento latino-americano de Economia Solidária

07/07/2017
MOC participa no Rio Grande do Sul de evento latino-americano de Economia Solidária

O MOC encontra-se representado na 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária (EcoSol) e no 4º Encontro Nacional da Rede Nacional de Comercialização Solidária (ComSol) que acontecem de 7 e 9 de julho no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na cidade de Santa Maria, na região Central do Rio Grande do Sul. Durante os encontros acontecem as práticas do Comércio Justo e do Consumo Ético e Solidário e as Trocas Solidárias com a Moeda Social e muitas atividades de Formação e Interação.

De acordo com Gisleide do Carmo, representante do MOC coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), presente no evento, a feira é fundamental para propiciar convivências com processos de economia solidária, que têm como base relações de trabalho coletivo e que se estabelece em relações de solidariedade.

“A Delegação da Bahia se faz presente com nove participantes. Eu, representando o MOC, Sara Geisa representa a Feira Agroecológica e Economia Solidária de Riachão do Jacuípe, Leane Reis, Valmira Lopes e Joseane Santos Lopes, a Rede de Produtoras da Bahia, Eleneide Alves, como representante da Arco Sertão e José Lima, Maria Reis de Sousa e Ana Barbosa Almeida, da Coopofite, Sabor do Nordeste e Flor do Sertão, respectivamente”, declara Gisleide.

No local também acontece a 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) que junto a EcoSol são feiras anuais e promovidas pelo Projeto Esperança/Cooesperança, com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, Cáritas, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades. A expectativa é que as duas feiras atraiam cerca de 250 mil pessoas. No ano passado, 248 mil visitantes de 16 países e de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal passaram pelo local, onde puderem conferir a exposição de mais de 10 mil produtos e participar de dezenas de seminários, oficinas, cursos de formação e palestras.

Juntamente com a Feira acontecem Conferências, Seminários, Oficinas, Debates, Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social, Momentos Culturais, Shows, Acampamento do Levante da Juventude e outras atividades, onde as pessoas se tornam sujeitos participativos e os Empreendimentos Solidários, colocam à disposição dos Consumidores/as uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária, Agricultura Familiar e com articulação com os consumidores/as e Entidades parceiras e apoiadoras.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC