Unicef promove encontro com comunicadores do Semiárido

02/09/2009

Notícia produzida por Tamires Carvalho, Queimadas, da nova turma de Jovens Comunicadores.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveu nos dias 28 e 29 de Agosto de 2009, em Feira de Santana, um encontro de comunicadores do Semiárido baiano com o objetivo de levantar subsídios para uma cobertura comprometida com a promoção dos direitos da infância e adolescência  e  a construção de uma imagem positiva do Semiárido, a partir da  valorização  das potencialidades e riquezas da região.

O encontro contou com a presença do secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, a articuladora do Pacto Um mundo para a Criança e Adolescente do Semiárido, Iara Faria, representantes do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRACO SISAL), Agencia Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) e a Cipó Comunicação Interativa. Participaram das oficinas comunicadores de rádios comunitárias e comerciais do Semiárido baiano.

Durante as atividades foram abordadas questões sobre direito à comunicação e o papel dos veículos comunitários na promoção do desenvolvimento local, especialmente voltados à realidade de crianças e adolescentes do Semiárido.

Segundo Andréia Néri, assessora de comunicação do Unicef em Salvador, os objetivos do encontro foram alcançados plenamente, em especial do ponto de vista da participação e empenho do grupo. “Eu acho que os comunicadores voltam pra casa com novos elementos, com mais informações relacionadas à legislação brasileira na área da infância e adolescência, entendendo mais o que é o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, quais são as organizações que devem atuar nessa área de promoção desses direitos, a importância deles estarem em contato com essas organizações e com a comunidade”, afirma Andréia.

Caravana contra o trabalho infantil-
Durante a oficina, Iara Faria comentou sobre as ações do Governo do Estado para combater o trabalho infantil. De acordo com a articuladora do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido a caravana tem início no dia 27 de setembro e vai percorrer todos os municípios que integram o território Semiárido Nordeste II. “Após percorrer os municípios, está previsto para o dia 08 de outubro, na cidade de Cipó, a apresentação do programa que foi criado pelo Governo do Estado para combater o trabalho infantil”, disse Iara.

Selo UNICEF – Alguns detalhes da nova edição do Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2009-2012, foram apresentados aos participantes. De acordo com Andréia Neri, ainda no mês de setembro os municípios estarão recebendo a carta de adesão e regulamento para a inscrição no Selo.

A expectativa é que, a partir desta oficina os comunicadores possam iniciar a mobilização em seus municípios para concorrer à certificação do Selo. Entre as contribuições esperadas dos comunicadores, estão a promoção dos direitos das crianças e adolescentes e o acompanhamento das atividades do Selo que serão realizadas nos municípios.


DOWNLOAD DO ANEXO