Bacia do Jacuípe realiza Conferência Territorial

16/09/2009

Buscando construir diretrizes da Política e do Plano Decenal da Criança e do Adolescente, foi realizada no dia 15 setembro, no Salão Paroquial do município de Pintadas, a Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bacia do Jacuípe.

Uma iniciativa do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA), articulada pelo Conselho de Desenvolvimento Rural (CODES Jacuípe), a conferência  reuniu representantes de 12 municípios que integram o território para discutir sobre os cinco eixos temáticos: Promoção e universalização dos direitos da criança e do adolescente, Proteção e enfrentamento a violações dos direitos humanos e direitos de crianças e adolescentes, Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, Participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção e cidadania e Gestão política.

Para Eliana Carneiro, representante do Movimento de Organização Comunitária (MOC) no CECA, o objetivo da Conferência foi analisar, definir e deliberar as diretrizes da criança e do adolescente no território. Provocar o CODES Jacuípe para o fortalecimento da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente. "Fazer o CODES assumir a criança e o adolescente como sujeito de direitos”, afirma.

Encaminhamentos- Durante o evento foram encaminhadas deliberações para a criação de um grupo de trabalho para a criança e o adolescente do CODES Bacia do Jacuípe, criação de um centro de atendimento integral à criança e ao adolescente e criação de um centro de recuperação para crianças e adolescentes envolvidos com drogas no território. Houve também a eleição de 48 delegados para representar a Bacia do Jacuípe na VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre os dias 12 e 14 de outubro no Centro de Convenções em Salvador.

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO