Arco Sertão Central, uma Rede de Oportunidades

29/08/2017
Arco Sertão Central, uma Rede de Oportunidades


A Rede Central de Cooperativas de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária Arco Sertão – Arco Sertão Central,
  gestora do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, apoia a comercialização em REDE , dentro de uma proposta pioneira e inovadora que dá competitividade, maturidade e dinamização aos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária.

Com abrangência nacional, é um preposto estadual das 57 cooperativas e associações filiadas nos vários cantos da Bahia, frente às Prefeituras e Escolas Públicas Estaduais para as vendas em atacado pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), e à varejo,
 aos visitantes e turistas no “show room”, que funciona de forma permanente à margem da BR 116, Sitio Alagoinhas, no município de  Serrinha. 

Um leque de produtos dos Empreendimentos Solidários filiados de diversas regiões vem sendo comercializados: Hortifrutigranjeiros, derivados do leite, mandioca, de frutas, derivado do milho, amêndoas, cereais e mel. São também encontrados os artesanatos em tecido, fibra, cipó, palha, barro e couro.

As vendas institucionais, tem sido o principal mercado a ARCO Sertão Central. Ocupando esses espaços, a ARCO garante aos seus cooperados, um campo aberto com valores significativos para a comercialização dos produtos das Cooperativas filiadas.

Neste primeiro semestre do ano de 2017, foram várias as buscas nos mercados institucionais PNAE municipal com cinco contratos firmados
  com as Prefeituras ( Salvador, Feira de Santana, Ichu, Serrinha e Nova Fátima) e um contrato com a Universidade Federal do recôncavo Baiano. E pelo PNAE Estadual foram mais de 40 escolas que vem atendendo na oferta de produtos da Agricultura Familiar nos Territórios do Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe e Nordeste II. Também, a Arco Sertão Central marcou presença em várias feiras e eventos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no estado da Bahia e pelo Brasil. Totalizando até o mês de agosto, o valor de R$ 1.005.485,86 (Hum milhão e cinco mil, quatrocentos e oitenta e cinco reais, oitenta e seis centavos) que prova que a Arco tem atingido a sua missão: Comercializar produtos e prestar serviços, contribuindo para fortalecimento das cooperativas e do desenvolvimento sustentável.

A ARCO Sertão central, conta com o apoio do
 Centro Público de Economia Solidária – CESOL, que tem sido um parceiro na assistência técnica gerencial, socioprodutiva e comercial dos grupos envolvidos na REDE. Em março deste ano, o CESOL Portal do Sertão promoveu a feira de comercialização, palestras, debates, rodada de negócios e trocas solidárias. Durante os eventos envolvendo mais de 400 pessoas dos empreendimentos econômicos solidários assessorados pela CESOL Portal do Sertão e parceiros como Movimento de Organização Comunitária, Unicafes Bahia, Fundação APAEB, FATRES, ARESOL entre outros.

A Arco Sertão Central vem abrindo muitas possibilidades para os empreendimentos filiados no campo da formação e comercialização. Esta experiência vem garantindo que os produtos da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, antes até rejeitados, ganhassem apresentações mais convidativas e de qualidade e que os produtos se qualificassem e adentrassem em mercados institucionais e convencional. Trata-se, assim, de uma rede que promove a qualificação dos produtos, a comercialização e o desenvolvimento Econômico Sustentável.

Esses, resultados comprovam o sucesso do modelo, visitado à miúde por Universidades Federais, Estaduais e por Secretarias de Governos.
  O governo da Bahia através das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) vem apoiando na dinamização e articulação dos empreendimentos em Rede em outros territórios e sinaliza a implantação de mais armazéns. Isso leva a crer que esse é um  caminho para o desenvolvimento sustentável, a geração de trabalho e renda e a oferta para a população de alimentos saudáveis, tornado um Bahia mais produtiva e  fortalecendo a Agricultura Familiar e Economia Solidária.