Crianças do Semiárido trocam conhecimentos com alunos da Capital

18/09/2009

No semiárido baiano, as experiências de convivência têm mostrado que é possível ter água de qualidade através de iniciativas simples de captação, como as cisternas e outras tecnologias. Para conhecer essas experiências, no mês de maio, alunos de Salvador visitaram o município de Valente e trocaram experiências com as crianças que fazem parte de projetos como CAT e Baú de Leitura.

Dessa vez as crianças do Sisal é que irão conhecer as formas de utilização da água em grandes áreas urbanas, como Salvador, nos dias 18 e 19 de setembro. A idéia é realizar a segunda etapa do Intercâmbio das Águas, para trocar experiências entre essas duas realidades distintas. Serão 60 crianças participando da atividade, 30 estudantes de escolas públicas rurais de Valente, com outros 30 estudantes de escolas particulares de Salvador. O objetivo da ação é chamar a atenção para a importância da preservação das águas.

O evento é promovido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), através da Campanha Uma Ação para Crianças, marca o Dia Mundial de Limpeza de Praias, data celebrada mundialmente no terceiro sábado de setembro. A mobilização acontecerá em dois dias. 

Produção Audiovisual - No primeiro, 18 de setembro (sexta), serão realizadas oficinas sobre destinação de resíduos sólidos e de produção de peças de comunicação que abordem temas como preservação dos oceanos e reciclagem de lixo. O resultado serão produtos audiovisual e fotográfico, além de jornais e spots para rádio, elaborados com o apoio das agências Mandacaru de Comunicação e Cultura, do município de Retirolândia e a Kabum, de Salvador.

No sábado, dia 19 de setembro, será o dia do trabalho de limpeza na praia de Ondina. Também faz parte da programação do intercâmbio visita ao Centro Histórico da cidade.

 


DOWNLOAD DO ANEXO