Jovens representam a Bahia na III Jornada Nacional do Jovem Rural

21/09/2009

De 22 a 25 de setembro, acontece em Glória do Goitá, em Pernambuco a III Jornada Nacional do Jovem Rural: Trabalho e Sustentabilidade do Campo. O encontro é uma realização da Rede de Fortalecimento Institucional do Jovem Rural (RFIJR), apoiada pelo Instituto Souza Cruz e tem como uma das metas favorecer a integração dos projetos alternativos de Educação do Campo que visam o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

O Programa Especial de Juventude do Movimento de Organização Comunitária (MOC) vai participar da jornada, apresentando a sua experiência de políticas desenvolvidas para jovens rurais e mobilizando uma caravana composta de 80 lideranças juvenis, representantes de 23 coletivos municipais de jovens e  das organizações parceiras: CRJPS, FATRES, APAEB, COOPERJOVENS, MMTR e AMAC.

De acordo com Givaldo Souza técnico do MOC a grande expectativa da jornada é que os jovens troquem e possam adquirir conhecimentos com jovens de outras regiões. E a partir disto, fortalecerem as suas organizações e experiências locais. “A jornada vai reunir representantes de todos os estados do país, e a temática Trabalho e Sustentabilidade no Campo, gera novas reflexões e perspectivas para o fortalecimento da articulação juvenil do semiárido.”, disse.

Programação- Nos quatro dias do evento, além das discussões acerca do tema central, os jovens vão participar de minicursos e oficinas sobre agricultura orgânica; agroturismo; arranjos produtivos; beneficiamento de frutas; crédito fundiário; fontes renováveis de energia; meliponicultura; mercados institucionais; mobilizações sociais e novas profissões do campo. O MOC e a APAEB vão apresentar dois mini-cursos:  Água e Segurança Alimentar e atuação do Programa Um Milhão de Cisterna (P1MC) e Beneficiamento de Pele de animais de pequeno porte.

Laudécio Silva, jovem comunicador do município de Retirolândia, que pela primeira vez participa da jornada, se inscreveu no mini-curso Comunicação Social no Campo e está ansioso para o início das atividades. Ele espera conhecer e entender melhor sobre os aspectos da comunicação comunitária. “Trocar e fortalecer experiências  de comunicação voltada para comunidade e socializá-las com outros jovens do município”, afirmou.

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO