Agricultores representam a Bahia em Encontro Nacional

24/09/2009

Entre os dias 21 e 23 de setembro estiveram reunidos agricultoras e agricultores de 10 estados da região semiárida brasileira, para apresentar e trocar saberes acerca das experiências que cada um desenvolve no seu cotidiano. O espaço para demonstrar essas práticas foi o I Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, realizado em Camaragibe, Pernambuco, através da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). 

Entre os agricultores que representam o estado da Bahia, estão Domício Araújo de Queimadas, e Abelmanto Carneiro de Riachão do Jacuípe. Ambos possuem experiências sistematizadas, que serão apresentadas, no total de 90 experiências. 

Em uma propriedade de 20 tarefas de terra, Domício fez uma divisão por piquetes, onde as áreas cercadas possuem roças de milho, feijão, sisal, espaço de preservação da caatinga e criação de animais. Um quilômetro é a distância que separa a parte de produção da casa onde ele mora com a mãe, Dona Eremita Araújo Santos, que junto com a sobrinha, Nilcélia da Silva, moradora vizinha, cuida da horta construída no quintal.  Dessa forma elas ajudam na construção da segurança alimentar da família e na geração de renda. 

Domício reserva uma parte para preservar a caatinga, mostrando consciência da importância dessa ação. “Antes a caatinga era o lugar mais explorado, hoje tenho outra prática, não corto e nem queimo nada na minha propriedade”, afirma.

Agroecologia e Criatividade - Também participando do evento o agricultor Abelmanto Carneiro mostra como simples iniciativas podem ajudar o meio ambiente. Com muita criatividade ele usa material reciclado para desenvolver o sistema de irrigação das hortaliças, essas e outras experiências foram mostradas durante o encontro. 

Para garantir água na propriedade ele experimenta várias tecnologias, desde a cisterna de consumo, cisterna calçadão voltada para a produção, barreiros, barragem subterrânea, plantação de palma, mandacaru, que servem de estoque de água para os animais. 
     
“Na medida em que eu vou desenvolvendo e dando bons frutos vou ampliando, à medida que não dá para mim eu descarto. Ainda falta muito completar esse processo agroecológica”, afirma Abelmanto. 

Protagonismo dos Agricultores Familiares – Durante o segundo dia do evento (22) foram debatidas sugestões e encaminhamentos. Com destaque para questão do fortalecimento do protagonismo das agricultoras e dos agricultores experimentadores. As propostas mais citadas foram: a continuidade dos intercâmbios, o incremento das redes de sementes, maior participação de agricultores e agricultoras nos espaços coletivos, sobretudo, nos fóruns regionais, estaduais e reuniões da ASA.

O evento foi encerrado ontem (23) com a Feira de Saberes e Sabores, onde foi possível comercializar os produtos da agricultura familiar, que representavam os dez estados presentes no encontro.  


DOWNLOAD DO ANEXO