Discentes do IF Baiano de Serrinha levam experiências do MOC para a V Mostra de Iniciação Científica (MIC)

26/10/2017
Discentes do IF Baiano de Serrinha levam experiências do MOC para a V Mostra de Iniciação Científica (MIC)

#MOC_PorumSertãoJusto


O Instituto Federal Baiano - IF Baiano do Campus Serrinha, na Bahia, está realizando nesses dias 24, 25 e 26 de outubro a V Mostra de Iniciação Científica (MIC) do IF Baiano, em paralelo acontece também o I Seminário de Pós-Graduação do IF Baiano, o I Seminário de Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura do Território do Sisal e o I Seminário de Iniciação em Extensão.

Na oportunidade as discentes do curso da pós-graduação Inovação Social com ênfase na Agroecologia e Economia Solidária, que fazem parte do Movimento de Organização Comunitária – MOC levaram suas vivências e experiências da instituição para o espaço do MIC no IF Baiano, através da realização de oficinas.

Assim, realizou-se no dia 25 a Oficina sobre boas práticas na alimentação, com o objetivo de contribuir na condução de uma alimentação saudável através dos gêneros alimentícios e instrumentos para a qualidade da produção, facilitada pela Nutricionista do MOC Antônia Laila Cunha Silva, teve ainda a Oficina Economia Feminista e Solidária visando contribuir para construção da conceituação da economia solidária e feminista no contexto do Semiárido Baiano, conduzida por Célia Santos Firmo (Coordenadora Geral do MOC) e Nayanna Reis Silva (técnica do MOC).

O dia também contou com a Oficina sobre mercados institucionais com a finalidade de aprofundar sobre a operacionalização e o acesso dos mercados institucionais para agricultura familiar no estado da Bahia, realizada por Gisleide do Carmo Oliveira Carneiro (Coordenadora do Programa Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários – PFEES do MOC) e Reinilda Santos Silva (técnica do MOC). Segundo Gisleide foi um dia muito gratificante, cheio de conhecimentos compartilhados. “Momento muito rico para refletirmos o lugar da mulher nos empreendimentos e sociedade, sobre os mercados, trocar energia e experiência”, frisou a Coordenadora do PFEES.

Hoje, 25, Célia Firmo, Gisleide Carneiro e Nayanna Reis irão apresentar relatos de experiências de grupos de produção que são acompanhados pelo MOC, sendo também o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da pós-graduação das estudantes. O MIC ainda conta com a presença dos produtos da economia solidária e agricultura familiar por meio das redes ARCO Sertão e Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (COOPEREDE) na exposição e comercialização de seus produtos e empreendimentos.




Programa de Comunicação do MOC