Campanha de enfrentamento à violência de Gênero foi debatida entre comunicadores/as

08/11/2017
Campanha de enfrentamento à violência de Gênero foi debatida entre comunicadores/as

#MOC_PorumSertaoJusto


Comunicadores e comunicadoras populares e comunitários/as, blogueiros/as, assessores de comunicação de entidades sociais e demais lideranças dos movimentos de mulheres/feministas participaram no dia 08 de novembro, da Oficina Interterritoial sobre Relações de Gênero, Violência e a Imagem da Mulher na Mídia, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do município de Conceição do Coité.

A oficina foi realizada pelo Movimento de Organização Comunitária – MOC, através dos Programas de Gênero e Comunicação e teve o objetivo de aprofundar a concepção de gênero e suas relações sociais/desiguais influenciados pelos meios de comunicação, além de discutir sobre a representação das mulheres na mídia.

Outra proposta foi tratar da campanha de enfrentamento a violência contra as mulheres, seus desafios e possibilidades frente aos meios de comunicação da e propor, mediante o diálogo, a construção de estratégias de comunicação e mídia que possam contribuir para a promoção da igualdade de gênero e enfrentamento a violência contra as mulheres e meninas.

A campanha que traz o título: O Problema Também é Seu – Não à violência contra mulheres, está atrelada aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres, especificamente na edição deste ano, foi planejada e desenvolvida numa parceria com o Comitê de Mulheres do Território do Sisal, apoio de diversas entidades e movimentos sociais do Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Neste sentido o Movimento de Organização Comunitária – MOC, por já ter desenvolvido em anos anteriores campanhas neste sentido puxou o debate para envolver a comunicação na campanha. Foi apresentado debates sobre as relações de gênero e o papel da mídia além de conceitos de gênero, feminismo, machismo, estereótipos e violência.

A oficina tratou também da importância e do engajamento de comunicadoras/es na campanha para a ampla visibilidade e acesso da população às informações. A partir desse contexto os/as participantes trouxeram propostas para realizar ações dentro dos meios de comunicação onde atuam para fortalecer a campanha bem como a inserção de conteúdos que promovam a difusão de uma mídia democrática, inclusiva e não-sexista.

A campanha - O Problema Também é Seu – Não à violência contra mulheres – será lançada dia 16 de novembro, no município de Conceição do Coité, com a participação de entidades e movimentos sociais, poder públicos e população em geral.


Por Kívia Carneiro (Comunicóloga)
Programa de Comunicação do MOC-PCOM