MOC participa do II Encontro Estadual de Mulheres Rurais em Salvador

27/11/2017
MOC participa do II Encontro Estadual de Mulheres Rurais em Salvador

#MOC_PorsertaoJusto


Está acontecendo em Salvador, nos dias 26 e 27 de novembro, com o tema ‘Ater e a Construção da Autonomia das Mulheres Rurais’ o II Encontro Estadual de Mulheres Rurais, abrindo a programação técnica do Bahia Rural Contemporânea, evento que acontece deste sábado (25) e vai até o dia 03 de dezembro, simultaneamente, com a 30º Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), no Parque de Exposições Agropecuárias, contando com expositores e produtos de cooperativas e associações de todo o estado, compondo a VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária – VIII FEBAFES, com os Armazéns da Agricultura familiar, onde os visitantes poderão adquirir a produção dos agricultores familiares dos 27 Territórios de Identidade do estado. A FENAGRO é uma realização da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia - UNICAFES –BA.

O Encontro de Mulheres Rurais, que reúne 200 mulheres rurais de toda Bahia, entre elas
  participam agricultoras familiares e povos e comunidades tradicionais, lideranças, movimentos sociais, gestoras, representantes dos colegiados territoriais, mulheres extensionistas e técnicas de Ater, além de organizações parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), responsável pela ação, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (SUTRAG) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). O Movimento de Organização Comunitária – MOC está representado por Célia Firmo (Coordenadora MOC), Ana Dalva (Coordenadora do PAPAA-MOC), Reinilda Santos (técnica-MOC) e Laila Silva, Sara Geisa (Nutricionistas-MOC).

Um das atividades do Encontro de Mulheres realizou-se através de uma mesa de debate e reflexão, sobre Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER para Mulheres na Perspectiva da Construção da Autonomia, contando com as contribuições de Célia Firmo (Coordenadora Geral do MOC), Elisângela Araújo (Coordenadora Geral do FBAF), Presidenta da UNICAFES Bahia Iara Andrade (Presidenta da UNICAFES Bahia) e Célia Watanabe (Presidenta da BAHIATER). “A gente quer uma Assistência técnica que venha contribuir para que as mulheres tenham mais autonomia e pra isso é preciso fazer projeto a partir do que cada mulher tem (...). Conhecimento é poder, então pra que a gente contribua para que as mulheres sejam empoderadas, a gente precisa construir ações afirmativas para que elas estejam presentes”, destacou Célia Firmo.

A FEBAFES tem como objetivo apresentar ao público, os produtos da agricultura familiar e da economia solidária, mostrando toda a riqueza cultural e produtiva dos Territórios de identidade da Bahia. O público ainda terá a oportunidade de conhecer a origem de cada produto, degustar e comprar as delícias produzidas pela gente da nossa terra.

Uma diversidade de empreendimentos e produtos de toda Bahia estão na Feira, assim como as redes e cooperativas, assessoradas pelo MOC, que participam com exposição, comercialização e muita identidade de suas raízes, como a Cooperativa Rede Produtoras da Bahia – COOPEREDE, representada por Joseane Lopes; Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares - AMMTRAFAS por Leane Souza; e Cooperativa de Comercialização - COOBENCOL por Valmira Souza. A Arco Sertão também está presente com Stand de seus produtos, ambos característicos e fortalecendo a agricultura familiar e economia solidária.



Por: Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC