MOC vivenciou saberes e sabores no Encontro de Agricultores/as Experimentadores em Jacobina

09/12/2017
MOC vivenciou saberes e sabores no Encontro de Agricultores/as Experimentadores em Jacobina

#MOC_PorumSertaoJusto

Durante três dias de cantos e encantos, alegrias e aconchegos, além de muitas partilhas de saberes e sabores, que a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) realizou o seu 6º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as, no município de Jacobina, na Bahia. O encontro acolheu agricultores/as, técnicos/as, estudantes, educadores/as, comunicadores/as, representantes de entidades parceiras e poder público, vindo de diversos territórios e municípios do Semiárido Baiano, para juntos celebrar as conquistas de um Semiárido rico em possibilidades e reafirmar "nenhum direito a menos" diante da atual conjuntura política que vem roubando e negando direitos de acesso as políticas púbicas ao povo.

Em torno do tema: “Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Agricultura Familiar”, que se construiu o encontro, entre os dias 06 a 08 de dezembro, dando inicio com a mesa institucional de parceiros, que contribuem para a construção da história da COFASPI, sendo assim, esteve presente Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia), Agnaldo Rocha (Articulação Semiárido Brasileiro/ Bahia), Elisângela Araújo (Fórum Baiano da Agricultura Familiar/ CUT), Vandalva Oliveira (Coordenadora Pedagógica do MOC), Caio Tatamiya (ASAMIL), Olivia Santana (Secretaria Estadual da Mulher), Robson Aglayton (Sertão Sustentável) Leonardo Lino (Presidente da COFASPI,  entre outras figuras importantes na disseminação das ações da Cooperativa.

“Quero dizer a equipe da COFASPI que realizar um encontro como esse no cenário que estamos vivendo é uma atitude de resistência, de resiliência e essa atitude demostra que o golpe pode ter nos ferido, por que nos traz um retrocesso cruel de lutas, das quais nascemos e crescemos, mas não mata nossa esperança, não tira de homens e mulheres do sertão a garra e a luz para continuar lutando (...). Queremos mudar esse lugar, para ser um lugar descente, digno e nós vamos fazer isso alimentando a esperança, a garra e a força que faz com que agricultores e agricultoras aqui nesses dias troquem experiências e práticas que contraria a visão negativa do Semiárido”, destacou Vandalva levando o abraço da equipe MOC para COFASPI e parabenizando pelo encontro e pelo trabalho da cooperativa, que modifica a vida de muitas pessoas no território de atuação.

O Secretário Jerônimo também parabenizou a COFASPI pela ousadia de realizar um encontro com grande dimensão, diante de um quadro político desfavorável para o Semiárido. “Tivemos sim um prejuízo governamental de políticas públicas, mas nós não perdemos o nosso ganho, a nossa construção e a força com que os sindicatos, as associações, as cooperativas, as ONG’s, os movimentos de mulheres, de jovens, de idosos, esses não nos tiraram e não vão nos tirar, esse é nosso. É com essa força que a gente vai recuperar os governos que nós merecemos”, frisou Jerônimo.

Segundo Robson Agrayton esse encontro que reuniu parceiros e agricultores/as é para mostrar quem são os apoiadores dos projetos da COFASPI, assim como apresentar quem recebem essas ações e transformam suas vidas no campo. “Esse encontro à gente sempre faz no final do ano, para comemorar o que foi realizado (...). É mesmo para agradecer e dizer que precisamos lutar juntos para melhorar o país”, expressou Robson que faz parte da fundação dessa entidade.

Leonardo Lindo falou da felicidade com a qual recebeu cada um/uma nesse evento, que representa o resultado do trabalho da COFASPI junto aos agricultores/as há quase 15 anos. “É aqui com nossos agricultores/as que nós celebramos o trabalho e as nossas vitorias do dia a dia no campo e no escritório, por que a gente acredita nesse projeto (...). A gente costuma de dizer que o encontro de agricultores é a pesquisa experimentada, por que a gente vai ver lá na prática como os agricultores trabalham (...). É aqui que vamos trocar nossas experienciais, nossas informações e dizer por que a gente acredita tanto que o Semiárido é possível”, relatou o Presidente da COFASPI.

O encontro seguiu recheado de muitas trocas de conhecimentos e soma de aprendizados, como painel temático: Convivência no Semiárido, Agroecologia, Agricultura Familiar, desafios e perspectivas, contando com a contribuição de Agnaldo Rocha (ASA), Caio Tatamiya (ASAMIL), Wison Dias (CAR) e Elisângela Araújo (FBAF/CUT), que possibilitou uma forte reflexão e contextualização de todo processo de desconstrução do combate à seca para a construção e transformação de um Semiárido de convivência.

Os Intercâmbios de experiências nas comunidades rurais, dos municípios do Piemonte foram destaques, aquela parte que caracterizou o encontro, pois os participantes voltaram maravilhados e cheios de novos saberes, retornando para suas regiões com mais certeza que a diversidade das práticas de Convivências com o Semiárido, transformam a vida de famílias no campo, garantindo autonomia, liberdade e possibilidades de viver dignamente nas suas raízes. Outro momento de troca de conhecimentos aconteceu nas oficinas: Convivência com o Semiárido; Agroecologia e Permacultura; Gênero; Segurança Alimentar e Nutricional; Uso e Conservação do solo e da água e REFAS (Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte).

O Movimento de Organização Comunitária – MOC levou sua caravana de agricultores/as e técnicos, dos municípios nos quais atuam, para beber de novas fontes e aprendizados nas bandas do Piemonte, além de apreciarem uma festa linda, que celebrou as conquistas e resistências da agricultura familiar, que alimenta noite e dia o campo e a cidade. Esteve presente ainda a Coordenadora Geral do MOC Célia Firmo, a Nutricionista do MOC Sara Geisa, a Coordenadora do Programa de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia (PAPAA-MOC) Ana Dalva Santana e a Comunicadora do MOC Robervania Cunha. Outras entidades como a Cooperativa de Consultoria, Pesquisa, Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável – COOPESER e ASAMIL também levaram sua turma para compartilhar esses saberes.

Na suma desse encontro, pode-se dizer que foram momentos ricos, de recarregar as energias e fortalecer a crença e esperança de que “É no Semiárido que vida pulsa! É no Semiárido que o povo resiste!”. E como esse povo é dotado de belíssimas culturas, não poderia faltar noites culturais, daquelas marcadas por vozes maravilhosas, como Flávia Wesnceslau, Raimundo Sodré, Maviael Melo, Roberto Mendes e artistas regionais, além de grupos de samba do Território Piemonte, que transbordaram alegria, harmonia e muita diversão para todos/as participantes.



Por: Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC - PCOM