MOC realiza Jornada Avaliativa das Ações de Educação do Campo

08/12/2017
MOC realiza Jornada Avaliativa das Ações de Educação do Campo

#MOC_PorumSertaoJusto


No período de 06 a 08 de dezembro, o MOC realizou em Feira de Santana, uma Jornada Avaliativa das Ações de Educação do Campo Contextualizada, desenvolvidas através dos Projetos: CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo e Baú de Leitura através do Movimento de Organização Comunitária (MOC). Em vários momentos e espaços, foram realizados Encontros com as Coordenações do CAT e Baú, Formação com Professores/as, Seminários com representantes da sociedade civil organizada e oficinas com direções de escolas do campo.

Um dos destaques da Jornada Avaliativa, entre outros, foram: construção do Marco Conceitual do CAT, o que é o Conhecer, o que é o Analisar e o que é o Transformar? Remetendo o que conheceram, o que analisaram e o que transformaram com as ações de Educação do Campo em 2017. Trouxeram em painéis, portfolio, produção de um vídeo com entrevistas e construção de Jornal Mural, trabalhando elementos de Educomunicação.

Os municípios que participaram da Jornada, trouxeram muitos resultados a partir do Baú de Leitura, com ônibus itinerante, a Kombiteca, além de estudos sobre biografias de autores dos livros de histórias contextualizadas do Baú de Leitura.

Durante o evento , foram realizadas atividades como Avaliação dos principais resultados desenvolvidos
 em 2017,a partir do trabalho com a ficha Pedagógica nas escolas do campo, observando o que avançou e o que precisa ser melhorado,  Carrosséis  de Experiências, aprofundar conhecimentos sobre a metodologia de Educação do Campo,  Memorial do CAT e Baú de Leitura, perspectivas e desafios para o próximo ano.

“Esse encontro de avaliação e planejamento para 2018 é surpreendente,  porque trazem temáticas, experiências e cada encontro é uma temática desenvolvida. E esse encontro em especial está sendo muito gratificante porque todos os municípios trazem seus trabalhos realizados durante o ano , cada município falam das suas experiências e desses relatos nós adquirimos muito mais conhecimento . É um trabalho lindo que o MOC vem desenvolvendo e nós dando esse suporte. Hoje estarei saindo daqui realizada e muito feliz ”, relatou Elizabete dos Santos, Professora ,Contadora de histórias e Coordenadora do Projeto Báu de Leitura em Cansanção .

Durante a Jornada Avaliativa, foi realizada uma Oficina com a Profa. Jussara Secondino, fortalecendo identidade, preparando para condutas e comportamentos que exigem mais compromisso e comprometimento do ato de educar.

No último dia da Jornada Avaliativa, foi realizado o Planejamento para o início do ano, constando as Jornadas Pedagógicas,
  a Ficha do CAT e outras ações para fortalecimento da Educação do Campo.




Programa de Comunicação do MOC - PCOM