Sociedade Civil aposta no Pacto pela Infância

30/05/2005

As organizações sociais da Região Sisaleira estão preparando-se para participar articuladamente do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido, iniciativa lançada pelo UNICEF, como um esforço conjunto para colocar a infância na agenda política dos estados e municípios do semi-árido brasileiro, região onde se concentra o maior número de crianças pobres do país.

No dia 6 de junho, as entidades representativas da sociedade civil do Vale do Jacuípe e da Região do Sisal vão debater sobre o Pacto na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) a partir das 8h30 da manhã, quando Rui Pavan, coordenador do UNICEF no Estado da Bahia, concederá uma entrevista coletiva para a imprensa.

No programa de rádio do MOC Encontro com as Comunidades desta semana, Naidison Baptista, Secretário Executivo do MOC e coordenador da ASA - Articulação no Semi-árido Brasileiro - fala sobre essa grande mobilização: "O Pacto envolve organizações governamental e não governamentais. Os prefeitos já tiveram seu encontro e agora é a vez da sociedade civil mostrar sua força e vontade de participar. Temos que avaliar e debater como podemos dar nossa contribuição."

O evento é organizado pelo coletivo de organizações regionais da região e tem o apoio do UNICEF.

Os municípios inscritos no selo

Os 1.444 municípios do semi-árido brasileiro tiveram até o dia 20 de maio de 2005, para aderirem ao Pacto e concorrer ao Selo UNICEF Município Aprovado. A tarefa é em dois anos melhorar o atendimento aos meninos e meninas da região com mais educação e menos pobreza. Serão avaliados vários índices como de mortalidade infantil, registro de nascimento, acesso a escola de qualidade, água e serviços de saúde, dentre outros.

Na Bahia, a União dos Municípios Baianos (UPB) promoveu no dia 18 de maio uma grande reunião com os prefeitos e prefeitas do semi-árido baiano para conhecer e assinar o Pacto. Até segunda-feira 30 de maio, 49,28% dos municípios baianos estavam inscritos no Selo UNICEF demonstrando que estão prontos para dar um passo importante na caminhada por um mundo melhor para as crianças e adolescentes do semi-árido. Dos 278 municípios que compõem o semi-árido baiano, 137 prefeitos e prefeitas assinaram.

Os demais ou não tiveram interesse de aderir ou a ficha de inscrição enviada via correios ainda não chegou ao escritório do UNICEF em Salvador. Na Região Sisaleira houve uma ótima adesão. Dados do Unicef mostram que, até dia 30 de maio, de todos os municípios da região somente não haviam chegado no UNICEF as inscrições de Queimadas, Teofilândia e Candeal.