Diretor do MOC recebeu Comenda Maria Quitéria em Feira de Santana

27/04/2018
Diretor do MOC recebeu Comenda Maria Quitéria em Feira de Santana

“Alegre, sem vaidade e agradecido aos familiares e amigos que sempre incentivaram a trilhar o caminho do servir à comunidade e contribuir na construção da cultura da cooperação. Envolto por esses sentimentos, ao ser agraciado pelo Poder Legislativo feirense com a Comenda Maria Quitéria, percebo que, ao lado dos incontáveis amigos, trilhei o caminho certo ao abraçar causas sociais, independente do campo. Quer seja atuando em entidades caritativas e filantrópicas, na vida pública, na política partidária, no cooperativismo de trabalho médico e de crédito, na atividade de ensino ou no exercício da medicina”, abordou João Batista.

Assim, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) parabeniza o renomado médico urologista e Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) João Batista de Cerqueira, que faz parte do quadro atual da Diretoria da instituição, pelo recebimento da Comenda Maria Quitéria, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Feira de Santana, na noite da quinta-feira, 26 de abril, com autoria do Projeto de Decreto Legislativo de nº 077/2017 do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha - DEM).

O homenageado João Batista tem 64 anos, sendo 39 dedicados à atuação profissional da Medicina, nasceu em Nova Soure, mas reside em Feira de Santana, onde dedica seu trabalho com amor e humanismo, dando sua contribuição em diversas áreas para a população feirense, como: o corporativismo do trabalho, no setor educacional, nos setores públicos, no qual foi vereador em duas oportunidades e secretário de Saúde do município, além de ter ocupado outras funções, sempre desenvolvendo suas atividades com ética, profissionalismo e excelência para a população da cidade de Feira de Santana.

Segundo Luiz Augusto essa trajetória de João Batista na área da Saúde, sua grande atuação como médico e na vida pública garantiram a concessão da Comenda Maria Quitéria, para o vereador o médico honra o juramento e a missão de salvar vidas, com dedicação e compromisso com a população, mantendo uma relação admirável de médico e pacientes, com respeito e valorização ao próximo. “Homem determinado e de coragem”, enfatizou o vereador.

O Novo Comendador João Batista relatou emocionado sobre o amor que guia seu trabalho e vida pessoal, que é a chave para o êxito na sua caminhada, bem como relatou o apoio da família e amigos como indispensáveis na vida do comendador, que agradeceu a Deus pelas vitórias. “Eu apenas tenho retribuído a Feira de Santana o que recebo da sociedade”, frisou o médico, que atualmente se encontra coordenador do Núcleo de Educação Médica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e titular de Urologia no curso de Medicina da instituição.

João Batista relatou ainda um pouco sobre o significado da honrada Comenda. “Maria Quitéria de Jesus, a heroína feirense que se notabilizou nas lutas pela Independência, é uma das dez pessoas referências na formação da Nação Brasileira. Portanto, a Comenda Maria Quitéria encarna a mística da coragem, da determinação, do compromisso para com os interesses coletivos. Em vista disso, com fé e humanismo, muito ainda precisamos fazer para retribuir o tanto que recebemos de Feira de Santana”, contou o homenageado.

A Sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha, que compôs a mesa ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira, representando o prefeito Colbert Martins da Silva, como os deputados estaduais Carlos Ubaldino e José Neto, contando com a presença de familiares e amigos do homenageado, como colega profissional da área de saúde.





Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC - PCOM
Fonte e Foto: ASCOM Câmera de Feira de Santana