Realizada mais uma etapa do curso de formação cooperativista na Região do Sisal

02/12/2009

Foi realizado durante os dias 28 e 29 de novembro no Colégio Estadual Santo Antônio de Queimadas mais uma etapa do Programa de Formação de Novos Quadros Dirigentes Para o Cooperativismo Popular e Solidário (FORMACOOP) promovido pela Associação das Cooperativas de Crédito de Apoio à Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (ASCOOB - ITAPICURÚ).

Este é o terceiro de dez módulos previstos para o curso que faz parte do processo de formação do sistema de educação (EDUCOOP) Para Um Novo Cooperativismo, do Departamento de Educação Cooperativista (DECOOP) da Ascoob.

Coordenado por diretores e educadores do sistema Ascoob, sob a assessoria pedagógica do educador popular Antônio Reis de Oliveira, consultor social do Educoop, o curso conta com facilitadores de áreas a exemplo da consultora aposentada da Embrapa, Graça Sena, que promoveu oficina sobre territorialidade durante o módulo III.

O FORMACOOP – O curso é extensivo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promovido pela Ascoob Sistema em parceria com a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). Com tema central “Competências Requeridas e Necessárias no Século XXI” o Formacoop visa formar dirigentes de entidades (sindicatos, associações, cooperativas, etc.) e funcionários das agências de crédito Ascoob Itapicurú e futuras extensões e conta com cerca de 60 pessoas dos municípios de Santa Luz, Queimadas, Nordestina, Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Euclides da Cunha e Quijingue.

“O objetivo é formar capital humano e social, fomentando novas posturas pessoais, familiares e sócio-comunitárias na construção de uma outra sociedade ecossustentável, solidária e empreendedora”, esclarece Gilsara Oliveira, educadora social da Ascoob e uma das coordenadoras do curso.
Os encontros acontecem uma vez por mês no município de Queimadas, sempre nos finais de semana, contando com participações de lideranças de entidades relacionadas aos temas discutidos em cada módulo.

Fonte: Agência Mandacaru

 


DOWNLOAD DO ANEXO